Página Inicial > Notícias > Entronização...do Castelo

Entronização da Confraria do Vinho Verde em Viana do Castelo

24 Junho 2011

A Confraria do Vinho Verde vai promover amanhã (dia 25 de Junho), a partir das 15h30, a Cerimónia de Entronização dos novos confrades no Auditório do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A sessão integra ainda um desfile pela cidade, uma missa na catedral e um jantar.

Viana do Castelo, eleita Cidade do Vinho 2011, acolhe assim um dos mais importantes eventos da Confraria de que faz parte como Confrade Protector desde a assinatura de um protocolo que visa aumentar a visibilidade dos vinhos verdes de Viana do Castelo e reforçar o papel do Município, afirmando o seu interesse e reconhecimento do papel estratégico do vinho verde na economia local e no enoturismo.

A Confraria dos Vinhos Verdes tem como objectivo o estudo, a promoção e a glorificação do Vinho Verde e tem vindo a reforçar e a aumentar a sua actividade regional, defendendo a genuinidade, tipicidade e prestígio do Vinho Verde, promovendo e defendendo a qualidade e imagem dos produtos da região e contribuindo assim para a afirmação do seu prestígio como Património Regional Milenar e uma cultura a preservar.

Para a Confraria, o vinho verde de Viana do Castelo é exemplo de grande qualidade e reconhecimento, constituindo um “notável embaixador do concelho, resultado de uma actividade vitivinícola que importa desenvolver, conjugando esforços de organização e promoção”.

Da Lista de Confrades constam diversos produtores e 35 marcas de vinhos verdes diferentes. Os confrades mecenas, onde se inclui o Município de Viana do Castelo, são a Comissão de Vitivinicultura dos Vinhos Verdes e as Câmaras Municipais de Amarante, Baião, Melgaço, Monção, Penafiel e Ponte de Lima.

 

Programa:

15h30/16h00 – Cerimónia de Entronização dos novos Confrades  no Auditório do IPVC

18h00 – Desfile -   Auditório IPVC;

                Largo de S. Domingos – fotografia de grupo;

                Rua Manuel Espregueira;

                Rua da Picota;

                Praça da Erva;

                Rua do Poço;

                Sé.

18h45 – Missa na Sé Catedral presidida pelo Sr. Bispo.

20h30 – Jantar

 

 

 

Viana do Castelo, 24 de Junho de 2011

                                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo