Página Inicial > Notícias > Encontros...do Castelo

Encontros do Litoral em Viana do Castelo

19 Novembro 2009

Os “Encontros do Litoral – uma nova visão para o Litoral Norte”, promovidos pela sociedade gestora Polis Litoral Norte e que estão a decorrer até amanhã no Castelo Santiago da Barra, juntam mais de 250 técnicos e especialistas e que o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, espera que tragam uma “abordagem certa e segura em favor do território e em favor das nossas populações”.

 No seu discurso de abertura, José Maria Costa lembrou que o Polis Litoral Norte é um “grande projecto público constituído em boa hora em torno da requalificação e valorização do Litoral Norte” através de projectos que se espera alavanquem novos investimentos para a região. “Os Municípios de Caminha, Esposende e Viana do Castelo apostaram nesta parceria com o Estado, com um enorme esforço financeiro, na valorização das zonas costeiras e estuarinas, na requalificação dos núcleos urbano-marítimos, na valorização do património natural e construído, na mobilidade sustentável e na dinamização das actividades económicas associadas à pesca, à náutica e ao turismo”, lembrou ainda o autarca, manifestando “algumas preocupações relativamente à erosão costeira e à protecção dos sistemas dunares”.

Por isso, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo espera que Programa Polis do Litoral “possa de facto dar resposta a problemas sérios de erosão, que no passado tivemos dificuldades em resolver por não haver esta visão integrada”. É esta visão estratégica que, de acordo com José Maria Costa, em muito contribuem os Encontros do Litoral, que debatem temas de importância intermunicipal como o turismo náutico, que o Prof. Paulo Gomes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR – N) considerou, na sua intervenção, ser o futuro da região e sobretudo de Viana do Castelo.

Para António Brito, Presidente do Conselho de Administração do Polis Litoral Norte, estes Encontros significam “uma nova visão para o litoral”, que passa por um esforço financeiro de cerca de noventa milhões de euros a ser investidos nos Municípios de Viana do Castelo, Caminha e Esposende até 2013, ou seja, 1,6 milhões de euros por quilómetros de costa ou 560 euros por habitante da região.

 

Polis Litoral Norte

O Polis Litoral Norte intervém numa área de litoral de 50 km, entre o limite Sul do concelho de Esposende e a foz do rio Coura, em Caminha, promovendo a requalificação e valorização da orla costeira. Em Viana do Castelo e até 2013, o Polis Litoral Norte prevê a valorização dos aglomerados populacionais da orla costeira, a beneficiação das vias de acesso e reordenamento das áreas de estacionamento, a criação de espaços verdes, a protecção costeira, a beneficiação das vias de circulação interna, a execução de estacionamento de retaguarda, a requalificação do espaço público e paisagístico do aglomerado e a criação de passadiços, para além de uma ciclovia, da criação de apoios de prática balnear e de apoio à prática desportiva náutica.

Assim, está prevista a valorização das frentes marítimas da praia Norte/Coral, Cabedelo, Chafé/Amorosa, Castelo Neiva/Pedra Alta com o reordenamento e qualificação mediante a valorização dos aglomerados populacionais, a beneficiação da via de acesso e reordenamento da área de estacionamento, a criação de espaços verdes, a protecção costeira, a beneficiação das vias de circulação interna, a requalificação do espaço público e a criação de passadiços, para além da ciclovia que atravessa toda a faixa litoral dos três concelhos e ainda a requalificação dos armazéns de aprestos dos pescadores (na freguesia de Castelo de Neiva).

Estão também previstas estruturas de apoio balnear (Planos de Praia) na praia da Ínsua, Afife, Arda /Bico, Paçô/Carreço, Amorosa/Chafé e Pedra Alta/Castelo de Neiva. Este eixo define a qualificação das infra-estruturas de apoio ao uso balnear com a criação de infra-estruturas de apoio aos acessos viários, estacionamento, acessos pedonais, apoios de praia de qualidade, criando uma imagem de referência associada ao valor ambiental do Litoral Norte.

Viana do Castelo, 19 de Novembro de 2009                

                 Gabinete de Imprensa
 Câmara Municipal de Viana do Castelo