Página Inicial > Notícias > Encontro...do Castelo

Encontro Nacional das Associações Juvenis juntou mil jovens em Viana do Castelo

26 Abril 2017

A Federação Nacional das Associações organizou em Viana do Castelo o seu 15º. Encontro no Centro Cultural. O congresso, que se consolidou como um congresso de jovens e dirigentes associativos que se reuniram para discutir as políticas públicas de Juventude que afetam a geração jovem, contou com a presença do Presidente da República na sessão de abertura.

Na sessão de abertura, e no seu discurso, o Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, sublinhou que a intervenção cívica e solidária dos jovens são prova de que “o associativismo é uma escola de valores para a tolerância e para o respeito pela diferença” mas também que “é nos jovens e no associativismo jovem que se experimentam, testam e desenvolvem verdadeiros laboratórios da inovação, da resiliência e do voluntariado”.

De lembrar que Viana do Castelo acolheu este evento anual das associações juvenis, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, e que pretendeu ser um espaço aberto, um momento para o associativismo refletir e exprimir-se, bem como um espaço de contacto com as experiências paralelas que constituem a sua multiplicidade, de consolidação da consciência de pertença ao movimento juvenil, de afirmação da importância do associativismo juvenil para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e de troca de experiências entre os jovens e as associações de diferentes regiões de todo o país.

Este evento contou com a participação de cerca de 1000 jovens vindos das associações juvenis de todo o país, incluindo Regiões Autónomas, que estiveram na nossa cidade durante três dias, com grande impacto na economia local, a nível de alojamento, restauração, comércio e serviços.

A Câmara Municipal associou-se ao evento uma vez que a cidade se assume cada vez mais como uma cidade de congressos, e porque em causa está um retorno económico para a economia local, bem como promoção das potencialidades turísticas, paisagísticas, culturais e patrimoniais de Viana do Castelo, levando a imagem e o potencial turístico da nossa região a todo o país.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo