Página Inicial > Notícias > “Encontro...do Castelo

“Encontro de Outono” traz Souto Moura e Siza Vieira a Viana do Castelo

17 Novembro 2011

banner_pbOs arquitectos Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto Moura e Adalberto Dias vão participar no “Encontro de Outono”, organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, pelo Porto de Viana do Castelo e pela RETE - Associação para a colaboração entre Portos e Cidades. No evento vão participar dezenas de especialistas que irão abordar diversos temas, como os portos de mar e as frentes de mar, as zonas ribeirinhos e costeiras e o Mar e Viana do Castelo.

O evento está agendado para os dias 24, 25 e 26 de Novembro em Viana do Castelo, e integra o seminário “Portos de Mar – Novas Fronteiras” na Pousada de Santa Luzia a 24 de Novembro, que abordará temáticas como o futuro das cidades portuárias. No dia 25 de Novembro, no Forte de Santiago da Barra, a manhã está reservada para o debate sobre terminais de cruzeiro e as zonas ribeirinhas e costeiras, com a presença de vários especialistas e, de tarde, a sessão é dedicada ao Mar e Viana: planeamento e arquitectura.

Nesta sessão, as intervenções estão a cargo de João Pedro Matos Fernandes, que abordará o Plano Estratégico do Porto de Viana do Castelo, do Presidente da Câmara com o Plano Estratégico de Viana do Castelo, do Arquitecto Adalberto Dias com a temática da frente ribeirinha de Viana do Castelo e Plano Geral de Ordenamento. A Biblioteca e as Frentes de Mar com Álvaro Siza Vieira e o Centro Cultural e Frentes de Mar com Souto Moura completam o painel, a que se seguirá um debate.

No mesmo dia, na Biblioteca Municipal, decorrem os actos comemorativos do X aniversário da RETE com a apresentação do 22.º número da revista Portus e do livro “A Cidade portuária do século XXI”.

Para o dia 26, estão reservadas visitas técnicas ao porto de mar, às frentes ribeirinhas, ao porto de mar, marinas e Solar de Merufe.

 

 

Viana do Castelo, 17 de Novembro de 2011 

 

 

                                 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo