Página Inicial > Notícias > Encontro...contemporâneos

Encontro de joalheiros e de estucadores juntou artistas tradicionais e contemporâneos

22 Maio 2013

A Câmara Municipal de Viana do Castelo comemorou o Dia Internacional dos Museus com encontros de estucadores e de joalheiros nos museus do Traje e Artes Decorativas. Em sessões muito participadas, mais de quinhentas pessoas puderam trocar experiências com estes ofícios tradicionais e que, agora têm novas aplicações.

O Dia Internacional dos Museus, efeméride de grande tradição para o mundo dos museus desde o dia 18 de Maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus, foi celebrado sob o tema "Memória + Criatividade = mudança social" e em Viana do Castelo, as iniciativas pretenderam juntar a tradição ao design e à modernidade.

Assim, o Museu do Traje recebeu um encontro de joalheiros, juntando artesãos de filigrana de Gondomar e Póvoa de Lanhoso e joalheiros contemporâneos, com destaque para Liliana Guerreiro, com o objetivo de facilitar o contacto entre duas visões: a tradicional e o novo design, que agora recupera antigas técnicas.

Paralelamente, no Museu de Artes Decorativas, decorreu um encontro semelhante entre estucadores, com destaque para Domingos Fontainha e Rego Meira e a escultora Iva Viana, recentemente premiada por Serralves e que adotou esta arte decorativa à escultura.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo