Página Inicial > Notícias > Empresário...da Cidade

Empresário francês recebeu Medalha de Cidadão de Honra da Cidade

30 Maio 2017

Martin Michaeli, o grande empresário francês proprietário da Mephisto que a Câmara Municipal homenageou no Dia da Cidade como Cidadão de Honra, recebeu ontem a distinção, que agradeceu declarando: “Estou muito orgulhoso de estar entre vós e de ser um dos vossos: um Vianense”.

Martin Michaeli, que a 20 de janeiro não pôde estar presente na sessão comemorativa do Dia da Cidade, foi agora homenageado em sessão pública. Nascido a 4 de Julho de 1936 em Saint-Ingbert (Alemanha), desenvolve a sua vida e atividade profissional em França, descendendo de uma família ligada ao comércio de calçado.

Sendo engenheiro do calçado, estilista e modelista, criou a empresa MEPHISTO, em 1963, em França, onde assumiu os cargos de Presidente Diretor Geral de 1963 a Novembro de 2004, e Presidente do Conselho de Supervisão do Grupo MEPHISTO de 2004 a 2012. Foi distinguido com o Óscar da Exportação em 1985 e 1994 e com o Sapato de Cristal – melhor marca de calçado de França – em 1999, 2000 e 2004.

Em 1999, ganhou o Grande Prémio do Empreendedor que distingue o empreendedor mais bem-sucedido de França. É o principal fundador da Mephisto Portugal, constituída em 2 de dezembro de 1986, empresa de sucesso, sita na Zona Industrial do Neiva, que emprega atualmente cerca de 450 trabalhadores, apetrechada com tecnologia adequada e inovadora, que permite a produção de cerca de 3.800 pares de sapatos diários.

Em 2016 a Mephisto iniciou um novo investimento de seis milhões de euros, criando mais 50 novos postos de trabalho, para uma nova unidade de produção industrial com mais de três mil metros quadrados de área de implantação Foi galardoado com o grau de Cavaleiro da Legião de Honra e de Cavaleiro da Ordem Nacional de Mérito.

No seu discurso, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo lembrou o percurso da empresa e do seu proprietário, elogiando o homem e a obra e sublinhando o orgulho que a cidade sente em atribuiu o seu maior galardão a um dos grandes impulsionadores da economia de Viana do Castelo.

Martin Michaeli, na sua intervenção, sublinhou que “ao nomear-me Cidadão de Honra da Cidade de Viana do Castelo, estão a honrar não só a mim pessoalmente mas também aos meus colaboradores, salientando a sua dedicação e a qualidade do seu trabalho”, lembrando que se estabeleceu em Viana do Castelo em 1987 e que, atualmente, está a construir uma nova unidade de produção com 3.500 m², que irá funcionar a partir de Outubro.

“A história da MEPHISTO é a minha há mais de 50 anos mas também a de Viana do Castelo. Vi o potencial desta cidade desde o início desta aventura. O seu desenvolvimento atual mostra-me hoje que não me tinha enganado mas também que a cidade de Viana do Castelo não se enganou porque a MEPHISTO nunca enveredou, nem nunca teve recurso a suspensão temporária de trabalho tanto em França como em Portugal”, sublinhou ainda.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo