Página Inicial > Notícias > Empresa japonesa...milhões de euros

Empresa japonesa investe 20 milhões de euros

26 Novembro 2013

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Uchiyama Portugal – Vedantes Lda. assinaram hoje o contrato de investimento que irá permitir a ampliação da sua unidade empresarial, que implica um investimento imediato de cinco milhões de euros e a criação de trinta postos de trabalho e, nos próximos três anos, de 15 milhões de euros.

Este contrato, realizado de acordo com o Regime de Incentivos ao Acolhimento Empresarial e à Regeneração Urbana da autarquia, prevê a isenção total do pagamento das taxas devidas pelo licenciamento da operação urbanística de ampliação da atual unidade industrial instalada na Zona Industrial de Neiva e ainda o acompanhamento, por parte da autarquia, do projeto de investimento no que toca, por exemplo, à agilização do processo de licenciamento.

A empresa, que emprega 153 colaboradores na unidade que pretende ampliar, implicará um investimento imediato de cinco milhões de euros e a criação de trinta postos de trabalho, bem como um investimento estimado em 15 milhões de euros nos próximos três anos.

Este investimento é apoiado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo no âmbito do programa de incentivos e isenção de taxas com vista à fixação de empresas e criação de postos de trabalho, uma política desenhada de forma a cumprir objetivos claros. Isto porque, desde 2010, a Câmara Municipal tem vindo a implementar um conjunto de medidas, incentivos e programas como isenções e redições nas taxas de licenciamento, IMT e disponibilidade de crédito para propiciar a afirmação e consolidação empresarial do concelho


A Uchiyama Portugal representa um grupo internacional de origem japonesa com 17 unidades de produção no Japão e quatro no exterior. Está instalada em Viana do Castelo desde 1996, sendo que a sua produção se destina ao mercado externo (Alemanha, Polónia, Inglaterra, França, República Checa, etc.).

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo