Página Inicial > Notícias > Empresa americana...do Castelo

Empresa americana vai instalar-se em Viana do Castelo

25 Junho 2013

Uma empresa de produção de componentes automóveis de origem norte-americana vai instalar-se no Parque Empresarial de Lanheses, promovendo um investimento de cerca de 25 milhões de euros.

O anúncio foi feito ontem na reunião de câmara, onde o Presidente da Câmara Municipal informou o executivo que, a este investimento inicial de cerca de 25 milhões de euros, poderá acrescer um investimento médio anual de três a quatro milhões de euros nos próximos dez anos.

Esta unidade, que prevê começar a laborar com 500 trabalhadores, fornecerá diversas empresas da indústria automóvel, vai trabalhar com o mercado nacional mas sobretudo com o internacional, sendo direcionada para a exportação.

Para a instalação deste grande investimento, o Município de Viana do Castelo disponibilizou um lote de 52 mil metros quadrados e o regime de incentivos fiscais e de isenção total de taxas sobre as infraestruturas, no âmbito da sua política de incentivos à fixação de novas empresas nos parques empresariais e industriais do concelho.

A autarquia vai também apoiar esta unidade, à luz do que está a fazer com todos os investidores, nos processos de licenciamento bem como nos processos de contratação de recursos humanos, através da parceria com a Gestinviana, a entidade gestora do Parque Empresarial de Lanheses.

Este investimento, fundamental para a economia do concelho e do distrito de Viana do Castelo, segue a linha de outros já localizados recentemente no concelho, como é o caso do cluster eólico com as cinco fábricas, a recente fábrica de cabos para a indústria offshore de origem luso-holandesa, e a entrada em funcionamento, para breve de uma unidade alemã para a indústria eólica.

O Parque Empresarial de Lanheses, com 36 hectares, permite às empresas mais do que uma escolha de localização já que dispõe de um conjunto de infraestruturas como a distribuição da rede elétrica, gás natural, zonas de estacionamento, vigilância e gestão, etc. do parque empresarial.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo