Página Inicial > Notícias > Empreitada...Monte da Ola

Empreitada de 1,8 milhões de euros para modernização da Escola Básica e Secundária de Monte da Ola

12 Março 2020

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação de quase 1,8 milhões de euros para a empreitada “Requalificação e modernização das instalações da Escola Básica e Secundária de Monte da Ola”. Em reunião de executivo, foi votado manter a intenção de adjudicação da proposta de empreitada de 1,798 milhões de euros, sendo intenção do Município arrancar os trabalhos de requalificação da escola situada em Vila Nova de Anha em breve.


A empreitada vai proceder à requalificação da cantina/refeitório perante as novas regras higieno/sanitárias; tratamento da envolvente exterior do pavilhão desportivo, com cumprimento das regras de segurança e acessibilidade em vigor; requalificação da envolvente exterior dos blocos de aulas e bloco polivalente, com especial atenção à troca das coberturas em fibrocimento, remodelação das infraestruturas de abastecimento de água, saneamento e eletricidade; e ordenamento do estacionamento e circulação no exterior da escola.


A obra prevê a substituição de todas as coberturas em fibrocimento, a renovação de todas as infraestruturas de água, saneamento e águas pluviais, requalificação de sanitários, a construção de uma rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, melhoradas as condições de segurança do pavilhão gimnodesportivo, requalificação da envolvente, reorganização e ampliação da zona de estacionamento.


Através de uma reprogramação do quadro comunitário, a obra vai ter um financiamento de 1 milhão de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), cabendo ao Município investir 800 mil euros na empreitada da escola que conta com 557 alunos distribuídos por turmas do 2.º e 3.º ciclos de ensino básico e do ensino secundário.


Recorde-se que, em junho do ano passado, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, marcou presença na assinatura do acordo de colaboração entre o Ministério da Educação e a Câmara Municipal de Viana do Castelo para permitir a requalificação da escola sede do mega-agrupamento do Monte da Ola. Na altura, o governante assumiu ter “muito orgulho, como ministro da República, natural do Alto Minho, em poder iniciar em Viana do Castelo uma nova vaga de expansão das escolas portuguesas”.