Página Inicial > Notícias > Embaixador...do Castelo

Embaixador grego em visita de cortesia a Viana do Castelo

18 Fevereiro 2010

apzm_embgrec_18fev010_bO embaixador da Grécia em Portugal, Vassilios Costis, esteve hoje em Viana do Castelo para uma visita de cortesia. Pelo interesse e relações económicas entre a Grécia e Portugal, nomeadamente com Viana do Castelo, o Presidente da Câmara fez todas as diligências e, por isso, apresentou um programa ao Embaixador da Grécia que integrou uma visita aos Estaleiros Navais e ao cluster eólico da Enercon.

A visita de cortesia começou com uma sessão de boas vindas na Câmara Municipal, onde o Presidente da Câmara aproveitou para apresentar a cidade e o concelho ao Embaixador. Na sessão, em que participaram também empresários de nacionalidade grega com fortes interesses económicos, nomeadamente com os Estaleiros Navais, José Maria Costa salientou a forte vocação marítima de Viana do Castelo e as ligações com o mar e com as energias renováveis.

Por isso, o edil empenhou-se no sentido de apresentar as duas mais importantes empresas do concelho ao Embaixador: os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, cujo responsável máximo teve oportunidade de apresentar o universo empresarial da Empordef e dos Estaleiros Navais; e ainda a Enercon, que está a instalar um cluster eólico em Viana do Castelo e Lanheses.

As visitas, acompanhadas de perto e com o máximo interesse pelo Embaixador, serviram para que ficasse a conhecer as duas realidades empresariais vianenses e que, segundo o mesmo, são também dois grandes interesses económicos da Grécia. Vassilios Costis sublinhou a importância das relações comerciais entre Portugal e a Grécia, mostrando-se ainda agradado com o relacionamento existente, por exemplo, entre armadores gregos e os Estaleiros Navais e com a exportação de torres eólicas da Enercon alemã para a Grécia.

A visita de cortesia do embaixador grego integrou ainda um almoço de trabalho com diversas individualidades de Viana do Castelo ligadas ao ensino e à economia local e ainda uma visita cultural pela cidade, onde o Dr. Francisco Sampaio deu a conhecer a história de Viana do Castelo com uma visita ao Museu do Traje, à Praça da República, Praça da Liberdade e Biblioteca Municipal, para além das principais artérias comerciais da cidade.

Esta visita de cortesia nasceu do próprio embaixador da Grécia e vem trazer novas perspectivas a Viana do Castelo. De referir que economia da Grécia é uma economia capitalista mista com grande participação das empresas governamentais tendo como principal actividade o sector de serviços, sendo que a indústria corresponde a vinte por cento do PIB do país. A Grécia tem uma população de aproximadamente 11 milhões de habitantes.

Viana do Castelo, 18 de Fevereiro de 2010

 

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo