Página Inicial > Notícias > Embaixador...do Castelo

Embaixador de Cuba em Viana do Castelo

12 Fevereiro 2010

pzm_pam_embcuba1aO embaixador da República de Cuba, Eduardo González Lerner, está em Viana do Castelo para um conjunto de iniciativas, que integraram já uma recepção na Câmara Municipal de Viana do Castelo. O embaixador, que foi recebido pelo Presidente da Câmara e pela Presidente da Assembleia Municipal, mostrou-se agradado com a cidade e com o seu desenvolvimento e, por isso, ficou acordada para breve uma visita de aprofundamento, com visitas de trabalho às empresas de construção naval e energias eólicas.

A deslocação está inserida num programa que integra também o envolvimento de Viana do Castelo num movimento internacional de solidariedade que pugna pela libertação de cinco cubanos que estão presos nos Estados Unidos. Durante a sua estadia, Eduardo Lerner esteve na Câmara Municipal, onde José Maria Costa aproveitou para dar a conhecer a cidade, o seu tecido económico, a estratégia para Viana do Castelo e onde foi abordada uma possível relação entre Viana do Castelo/Portugal e Cuba.

O embaixador mostrou-se satisfeito com a cidade e afiançou que esta poderá ser uma oportunidade para Viana do Castelo expandir negócios com Cuba, nomeadamente no sector das energias renováveis, uma das áreas prioritárias daquele país. Por isso, ficou agendada para breve uma nova visita a Viana do Castelo para conhecer as empresas dos sectores da construção naval e das energias renováveis, nomeadamente eólicas.

De referir que esta é a primeira de um conjunto de visitas que representantes de alguns países estão a efectuar a Viana do Castelo. Já para a próxima semana (18 de Fevereiro), está agendada uma visita do Embaixador da Grécia, com um programa organizado pela Câmara Municipal e que pretende efectuar uma aproximação de interesses da Grécia a empresas como os Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

 

Viana do Castelo, 12 de Fevereiro de 2010

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo