Página Inicial > Notícias > Embaixador...do concelho

Embaixador da República Moldava em Viana do Castelo para conhecer potencialidades do concelho

03 Maio 2019

O embaixador da República Moldava, Dumitru Socolan, esteve ontem na Câmara Municipal de Viana do Castelo para conhecer as potencialidades do concelho vianense. Nesta receção ao embaixador moldavo, ficou assente o interesse em dinamizar trocas comerciais entre Portugal e a República Moldava.


Na visita, o embaixador procurou conhecer as potencialidades de Viana do Castelo nos domínios comerciais, industriais e do enoturismo. Neste encontro entre o representante moldavo e o executivo, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou o potencial exportador das empresas vianenses, com especial destaque para os setores da metalomecânica, energias renováveis, papel e produtos endógenos.


Ficou acordado dar sequência ao processo através da organização de uma sessão, a acontecer em Viana do Castelo, com a apresentação de empresários locais virados para o mercado exportador, para apresentação da República Moldava no que toca a áreas de interesse comerciais.


Foi também assumida a possibilidade de empresários de Viana do Castelo integrarem uma delegação de empresários portugueses que vão visitar a República Moldava, numa visita que está a ser preparada com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e a embaixada moldava.


O embaixador, que se fez acompanhar pelo Conselheiro para as Atividades Económicas, Valeriu Ostafii, visitou também o Museu do Traje, para conhecer a identidade e a cultura de Viana do Castelo.


Recorde-se que o autarca vianense tem vindo a desenvolver uma política de diplomacia económica e enfatizado o trabalho das geminações de Viana do Castelo com diversas cidades de todo o mundo, promovendo a visita de diversos embaixadores ao concelho.


Em fevereiro, a Embaixadora da Finlândia em Portugal esteve reunida com o executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo, num encontro que serviu para apresentar as potencialidades do concelho, as indústrias, empresas e investimentos. Antes, em janeiro, o Presidente da Câmara Municipal tinha recebido o Embaixador da China, num encontro que teve por objetivo estimular as relações do concelho vianense com a China no que toca ao turismo, às empresas e ao ensino.