Página Inicial > Notícias > Eixo Atlântico...de Santiago

Eixo Atlântico e Xunta da Galicia priorizam Caminho Português de Santiago

20 Dezembro 2013

O Presidente da Câmara Municipal, na qualidade de Presidente do Eixo Atlântico, reuniu ontem com o Presidente da Xunta de Galicia, Alberto Núñez, em Santiago de Compostela, para debater o futuro do Caminho de Santiago. Na reunião estiveram também o Presidente de Braga, Ricardo Rio e do secretário-geral da entidade, Xoan Vázquez Mao.

Na reunião foi abordada a proposta do Eixo Atlântico para que o Caminho Português de Santiago seja considerado objetivo prioritário para a Euroregião no plenário da Comunidade de Trabalho que se realizará nos inícios do próximo ano. O objetivo é que o Caminho Português, nas suas três principais vias (Caminho Medieval ou Central, o Caminho Interior e o Caminho pela Costa) seja equiparado ao Caminho Francês no ano de 2021, próximo Ano Santo.

No encontro, os dirigentes do Eixo Atlântico transmitiram ao Presidente da Xunta a importância da recuperação do Caminho Português através de um trabalho conjunto do Governo de Portugal e dos municípios que atravessa (a maioria membros do Eixo Atlântico), pelo que foi sugerida a criação de um grupo de trabalho conjunto que identifique rapidamente os trabalhos necessários para que uma parte maioritária dos mesmos possam ser financiados pelo próximo período de programação de Fundos Europeus, que se inicia no próximo ano e cuja vigência se estende até 2020.

O Presidente da Xunta de Galicia, Alberto Núñez Feijoo, garantiu haver total coincidência de interesses sobre as questões, pelo que a divulgação do Caminho de Santiago, em todos os seus trajetos, é uma questão prioritária e garantiu ainda que o tema será abordado no plenário da Comunidade de Trabalho, assim como, a sua posição favorável relativamente à criação do grupo de trabalho conjunto.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo