Página Inicial > Notícias > Eixo Atlântico...Portugal/Galiza

Eixo Atlântico e RIET organizaram visita da Comissão Europeia à fronteira do Norte de Portugal/Galiza

22 Outubro 2015

O Eixo Atlântico e a Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças - RIET, presidida pelo autarca de Viana do Castelo, receberam ontem a visita de Veronica Gaffey, diretora dos Assuntos Gerais da DG Regio (Direção Geral da Política Regional e Urbana) da Comissão Europeia. A visita foi efetuada no âmbito da preparação dos prossupostos para os fundos comunitários na área da cooperação.

A visita à fronteira que foi eleita de entre as dez de toda a Europa para a realização de uma avaliação e dar a conhecer em primeira mão o impacto dos fundos de cooperação no território permitiu que Veronica Gaffey tivesse oportunidade de verificar algumas das principais experiências de cooperação e mantivesse reuniões com os agentes envolvidos com a cooperação para conhecer os que funcionam bem e aquilo que poderá ser melhorado.

Da agenda, destacou-se a apresentação de algumas experiências no âmbito da cooperação transfronteiriça da euro-região, uma das mais desenvolvidas da Europa e uma das que melhor uso faz dos fundos comunitários, mas também reuniões com os agentes de cooperação como associações empresariais, associações de municípios, autarquias e ainda o centro coordenador de proteção civil de Viana do Castelo.

A RIET integra as entidades transfronteiriças de Portugal e Espanha, que perfazem 1.234 quilómetros entre a foz do Minho e o Guadiana, sendo a mais estável, mais antiga, mais extensa e mais dinámica da União Europeia.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo