Página Inicial > Notícias > EB1 e jardim-de-infância...requalificação

EB1 e jardim-de-infância Senhora das Oliveiras e Sociedade de Instrução e Recreio Darquense alvo de requalificação

06 Julho 2021

Na freguesia de Darque, estão a decorrer empreitadas de requalificação na escola EB1 e jardim-de-infância Senhora das Oliveiras e na Sociedade de Instrução e Recreio Darque (SIRD), para beneficiar duas valências de elevada importância para a comunidade local.


Na escola situada na margem sul do rio Lima e que ministra educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico a empreitada em curso corresponde a um investimento de 105 mil euros e implica a substituição das coberturas e caixilharias, bem como a pintura da escola.


Já na SIRD a obra em curso implica a adaptação e remodelação do edifício, pinturas exteriores, numa empreitada que acontece no âmbito de um protocolo assinado com o Município de Viana do Castelo.


Está também em fase de execução na freguesia de Darque a Requalificação da Quinta da Bouça, tendo a empreitada um valor de 2,4 milhões de euros para reabilitação do espaço público, no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano. A empreitada de “Requalificação do Espaço Público da Quinta da Bouça” visa qualificar esta zona de habitação multifamiliar com execução de ciclovias, vias pedonais e ajardinamento junto da Estrada Nacional 13, entre o km 63+314 e o km 63+908.


Com a requalificação, pretende-se criar na Quinta da Bouça uma zona de habitação multifamiliar ajustada aos novos imperativos de ordenamento do território e de qualificação ambiental. A implementação desta área residencial tem como objetivos gerais qualificar o ambiente urbano; a promoção e valorização da qualidade ambiental através da redefinição de aéreas de circulação automóvel e pedonais; implementação de um corredor para bicicletas (ciclovia) paralelamente à E.N. 13, e complementado por zonas arborizadas áreas ajardinadas; reordenamento de estacionamento público de apoio à área comercial e residencial.