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Dragagem do canal de acesso aos Estaleiros Navais “resolve um dos fatores críticos de sucesso do Porto de Viana do Castelo”

16 Junho 2020

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, acompanhado do secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda, e do secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, participou hoje na cerimónia de Lançamento da Empreitada de Dragagem do Canal de Acesso aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. De acordo com o Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, esta obra “resolve um dos fatores críticos de sucesso do Porto de Viana do Castelo”, sublinhando o papel fundamental da antiga Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, nos projetos de desenvolvimento do Porto de Viana do Castelo.


O edil destacou o papel da antiga governante nos acessos rodoviários ao Porto de Mar, no reforço do molhe norte do Porto e no lançamento do concurso público para o aprofundamento do acesso marítimo aos estaleiros da cidade.


José Maria Costa agradeceu ao atual e ao anterior governo o impulso decisivo para a infraestruturação e competitividade do concelho e do Alto Minho, relembrando a modernização da Linha do Minho, os acessos aos parques empresariais, o investimento no Porto de Mar de Viana do Castelo e, recentemente, o projeto da construção da nova Via do Vale do Neiva.


O projeto de dragagem do canal de acesso ao Cais do Bugio e aos Estaleiros Navais visa melhorar as condições e estimular o desenvolvimento industrial, permitindo a entrada de navios de maior dimensão no Porto de Mar. A intervenção visa ainda promover a melhoria das condições de segurança e navegabilidade no Porto de Viana do Castelo. A empreitada tem um prazo de execução de oito meses e conta com uma área de intervenção de aproximadamente 190 mil metros quadrados.


A obra, contemplada na Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente – Horizonte 2026, conta com um investimento público na ordem dos 18,5 milhões de euros e um investimento privado de 11 milhões de euros da West Sea.


O edil defendeu, no seu discurso, que esta aposta do Governo no porto vianense permite criar condições físicas para o crescimento e a diversidade funcional do Porto; favorece a forte ligação do porto de Viana do Castelo ao seu hinterland regional e valoriza o posicionamento futuro do porto; promove a competitividade dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, hoje West Sea, melhorando a sua acessibilidade marítima e o acesso fácil de navios de maior calado; e consolida a aposta no Cluster do Mar de Viana do Castelo na diversidade de valências que o Porto de Viana do Castelo oferece: pesca, porto comercial, construção e reparação naval, náutica de recreio, aquicultura, energias renováveis.


“As acessibilidades marítimas, com o rebaixamento dos fundos, permitem que os atuais Estaleiros Navais de Viana do Castelo da West Sea possam potenciar ainda mais a reparação e construção naval em navios de maior porte, complementando desta forma o bom trabalho que vêm desenvolvendo na construção e reparação e potenciando mais investimento, mais emprego e mais exportações”, declarou José Maria Costa.


Recorde-se que o Porto de Mar de Viana do Castelo movimentou mais de 147 mil toneladas de mercadorias durante o primeiro quadrimestre de 2020. O balanço representa um aumento de 8,2% face ao mesmo período do ano anterior. Importa destacar também o crescimento de embarcações uma vez que, durante este período, a infraestrutura portuária registou um acréscimo de 14% de navios que escalaram o porto por motivos comerciais, face ao mesmo período do ano anterior.