Página Inicial > Notícias > Documentário...Finlândia

Documentário Alto do Minho selecionado para conferência internacional na Finlândia

30 Abril 2013

O documentário “Alto do Minho”, apoiado pela autarquia, foi selecionado para a Finnish Anthropology Conference 2013, uma conferência em moldes de festival internacional que este ano tem o tema “Culture, Creativity and Performativity”. A decorrer na Universidade de Tampere, Finlândia, de 16 a 17 de Maio, esta é mais uma marca no já distinto curriculum deste documentário, que integra seleções para os festivais Worldfilm, na Estónia, o FIFEQ - Festival International du Film Ethnographique du Quebec e ainda o ETNOCINECA, na Áustria.

O Alto do Minho é um filme documental sobre a identidade e a etnografia do Alto Minho, tendo já sido premiado em festivais de filmes de turismo. Com 50 minutos de imagens sobre a região, o filme recebeu já o primeiro prémio na secção "Turismo rural", do Art & Tur - Festival Internacional de Filmes de Turismo.


Com a realização, direção e edição de Miguel Filgueiras, produção de José Filgueiras e cinematografia de Paulo Alegria, “Alto do Minho parte de terras baixas para a época alta, para mostrar diversos matizes. O antes e o depois, que são os mesmos ciclos Atlânticos imutáveis da paisagem montanhosa, apesar de tudo. E o alto. Onde o profano se confunde com a fé como o passado com a actualidade. Alto do Minho, mais do que um filme é um retrato que mexe. Como Warhol, quer espelhar em ecrã estrelas terrenas, numa montagem cadenciada e num olhar impressionista. Relances que podem ter ao fundo o épico de Gance, mas que são uma observação etnográfica pop, à superfície do sentimento latente. Congela anónimos e paisagens de romarias, geografias em planos numa montagem impressionista, de uma subjetividade a roçar o aleatório”.


Câmara Municipal de Viana do Castelo