Página Inicial > Notícias > Direção...Escolas”

Direção Regional de Educação da Madeira em Viana do Castelo para conhecer “Náutica nas Escolas”

19 Novembro 2018

A Direção Regional de Educação da Madeira está, entre hoje e amanhã, em Viana do Castelo, para conhecer melhor o projeto educativo “Náutica nas Escolas”, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo. O autarca, José Maria Costa, recebeu a comitiva a bordo do navio Gil Eannes, apresentando o navio-hospital que foi transformado em museu e dando a conhecer o projeto que promove os desportos náuticos junto de milhares de estudantes do concelho. Na receção, marcou também presença o presidente da Federação Portuguesa de Vela.


A Direção Regional de Educação da Madeira terá a oportunidade, ao longo desta visita de dois dias, de visitar o Centro Náutico de Vela, Centro de Alto Rendimento (CAR) de Surf, Centro Náutico de Canoagem e ainda o Centro Náutico de Remo, os quatro equipamentos desportivos envolvidos no projeto escolar que promove a náutica.


Recorde-se que a Náutica nas Escolas destina-se a jovens do 2º e 3º ciclo e chega atualmente a 2.226 estudantes. O projeto agrega as vontades dos agrupamentos escolares, dos clubes náuticos do concelho e da Câmara Municipal, implementando aulas de surf, canoagem, remo e vela enquanto atividades letivas curriculares nas disciplinas de Educação Física, desenvolvidos nos centros náuticos de remo, canoagem e vela e no Centro de Alto Rendimento de Surf. Este projeto tem colhido diversos prémios e menções, como o “Melhor Município para Viver”, Categoria Economiam em 2013; o Prémio Desportivo 2014 “Personalidade do Ano” da Gala de Desporto e, em 2015, o Prémio Athletice Mare 2015 dos Prémios Excellens Mare da PwC e o Prémio de Boas Práticas “Maia Cidade Europeia do Desporto”.


O autarca aproveitou ainda a visita para convidar a Direção Regional de Educação da Madeira a marcar presença no Outdoor Sports Euro´Meet 2019, que acontece entre 24 e 26 de setembro do próximo ano, em Viana do Castelo. O Euro’Meet destina-se à comunidade académica, científica, empresarial e ‘stakeholders’ do desporto outdoor. O evento tem por base o desporto, mas abrange outras áreas, tais como ambiente, turismo, juventude, saúde e bem-estar.