Página Inicial > Notícias > Dia Nacional...do Castelo

Dia Nacional do Motociclista em Viana do Castelo

25 Novembro 2013


A Câmara Municipal e a Federação de Motociclismo de Portugal, com o apoio do Moto Clube Foz do Lima, vão celebrar o Dia Nacional do Motociclista em Viana do Castelo. A iniciativa decorre a 27 de abril de 2014, sendo esperados mais de trinta mil motociclistas na cidade durante esse fim de semana.

As celebrações oficiais do Dia Nacional do Motociclista aconteceram pela primeira vez em 1997 no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. Das cerimónias consta uma missa solene, normalmente presidida pelo bispo da diocese onde estas se realizam, uma missa que obedece a um formato muito próprio e onde são sempre recordados os amigos e companheiros falecidos.

Durante o fim de semana das celebrações (ou seja, nos dias e noites anteriores ao dia da cerimónia) os moto clubes locais federados e que apoiam a realização das cerimónias organizam, por norma, alguns eventos de forma a entreter os muitos motociclistas que se deslocam para o local das cerimónias com alguma antecedência, sendo por isso uma grande mais valia em termos económicos a restauração e hotelaria locais.

A grande afluência de motociclistas a estas cerimónias levou desde o ano 2000 à necessidade de se realizarem ao ar livre. Estima-se que, em 2013, tenham estado cerca de trinta mil motociclistas a participar nas cerimónias que decorreram em Castelo Branco.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo