Página Inicial > Notícias > Dia Mundial...do Castelo

Dia Mundial do Coração juntou centenas de pessoas em Viana do Castelo

27 Setembro 2010

coracaoMais de quatrocentas pessoas marcaram presença nas comemorações do Dia Mundial do Coração, que decorreu no Jardim da Marina organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete Cidade Saudável. A iniciativa, uma parceria com a Fundação Portuguesa de Cardiologia, integra o Plano Anual de Desenvolvimento em Saúde do Gabinete Cidade Saudável e decorreu durante toda a manhã.

Das actividades previstas, destacaram-se os passeios de bicicleta, dança hip-hop e ginástica. Disponíveis estiveram também bicicletas, ciclobus, ciclosports e binks, mas o ponto alto foi a formação de um grande coração humano, seguido de um almoço ligeiro e saudável.

Recorde-se que, no concelho de Viana do Castelo, o risco de morrer por doenças do aparelho respiratório tem um peso significativo na taxa de mortalidade (40,9%), pelo que o Plano de Desenvolvimento em Saúde do Gabinete Cidade Saudável estabelece, como prioridade de intervenção, a prevenção das doenças cardiovasculares.

Colocando o enfoque nos factores modificáveis como o sedentarismo e os hábitos alimentares, a Câmara Municipal tem vindo a dinamizar diversas actividades no sentido de promover a prática da actividade física no quotidiano da população, assim como de criar hábitos alimentares saudáveis.

Viana do Castelo, 27 de Setembro de 2010      

                                 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo