Página Inicial > Notícias > Dia Mundial...do Castelo

Dia Mundial do Ambiente em Viana do Castelo

29 Maio 2009
 

Assim, no dia 05 de Junho pela manhã e numa parceira com a APPCDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental), o Parque Ecológico Urbano acolhe o VI Reciclar (-te). Este projecto tem como principal objectivo consciencializar os intervenientes para a importância de compreender a política dos 3R's (Redução, Reutilização e Reciclagem) e, na edição de 2009, abordar as fontes renováveis de energia, neste caso, os moinhos de vento.

Todos os trabalhos apresentados neste dia foram "confeccionados" através da reutilização de materiais por parte de 23 escolas e instituições, envolvendo mais de cerca de 1300 participantes.


            Ao fim da tarde do dia, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal, é lançado o Livro da Avifauna de Viana do Castelo, uma edição comemorativa dos 750 Anos do Foral Afonsino que foi elaborada pela Associação Guardas Rios do Lima com a colaboração da Universidade do Minho. Os autores do livro são o António Rodrigues Domingues Rocha, Duarte Nuno Araújo, Hélder Araújo e Pedro Gomes.


No dia 6 de Junho, pelas 10h00, irá ser inaugurada no CMIA de Viana do Castelo mais uma exposição temática tendo por base a publicação " Avifauna em Viana do Castelo". Através desta exposição, que ficará patente ao público até Setembro, poderá observar toda a diversidade de aves que habitam no estuário do rio Lima e junto ao Litoral vianense.



            Também no dia 06 de Junho, o CMIA promove "Do Universo ao Universo das Plantas", uma Oficina de Plantas Aromáticas e Medicinais com o Prof. Carlos Venade que, ao longo de todo o dia, abordará a colheita a secagem e a conservação das plantas e toda curiosidade em descobrir receitas e chás artesanais das mesmas.


No dia 07 de Junho, a terminar as comemorações do Dia Mundial do Ambiente, o CMIA irá promover o seu segundo passeio de bicicleta, num itinerário que se estende ao longo do Litoral de Viana do Castelo até à freguesia de Carreço. Trata-se de uma iniciativa original que permite uma visita saudável pelo património natural do nosso litoral, contribuindo para o convívio e para a melhoria de qualidade de vida como também a promoção das zonas rurais do nosso concelho. Recorde-se que esta é a segunda edição do passeio que, no ano passado, contou com cerca de oitenta participantes.


O Dia Mundial do Ambiente é comemorado anualmente com o objectivo de sensibilizar governos e populações para as questões ambientais. Foi estabelecido em 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidades em Estocolmo.




            Viana do Castelo, 29 de Maio de 2009



Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo