Página Inicial > Notícias > Dia Internacional...do castelo

Dia Internacional dos Museus em Viana do castelo

12 Maio 2009
 

A iniciativa conjunta dos museus de Viana do Castelo começa já no sábado com ateliers com crianças que irão pintar t shirts, fazer papagaios de papel, instrumentos musicais e cabeçudinhos confeccionados com pasta de papel no Museu do Traje, enquanto que no Museu de Arte e Arqueologia, 75 crianças vão reproduzir a História de Viana, de acordo com as obras expostas de Elder Carvalho, Dalila Martins, Júlio Capela, Pintomeira e Rui Pinto, que retratam a História dos 750 anos de Viana do Castelo.

            Pelas 18h00, na Praça da República, os alunos da Escola C+S Pintor José de Brito de Santa Marta de Portuzelo apresentam o projecto "Namorar", com roupa inspirada nos lenços de namorados com o som e as danças dos grupos folclóricos da Corunha, Castelo de Neiva e Carreço.


            Na mesma hora, o Museu do Traje apresenta também o original projecto "A Barra do Meu Museu". Este projecto, que está já em marcha junto das escolas, lares e associações, passa por criar uma grande barra da saia do traje à vianesa que irá envolver todo o edifício do Museu, situado na Praça da República.

Nos últimos dias, o Museu do Traje tem estado a distribuir um conjunto de barras em flanela preta de um metro por 25 cm apenas com o risco de uma silva pelas escolas e instituições e também na sala de tertúlias do Museu, onde as pessoas poderão aprender a bordar ou se juntar a bordar para, no final, cozer todas as barras formando uma grande barra que será colocada na parte exterior do Museu do Traje.

            O objectivo deste projecto é criar um espaço de convívio social no Museu do Traje e cimentar o espírito de pertença através da divulgação de uma actividade tradicional.


            No sábado à noite, e ao som da Orquestra Ligeira de Perre, estão abertas as portas do Museu de Arte e Arqueologia para visitas guiadas, enquanto na Praça da República, vários grupos folclóricos apresentam tasquinhas tradicionais.


            No domingo, os dois museus irão continuar abertos com ateliers e visitas, assim como no dia 18, segunda-feira, Dia Internacional dos Museus. Neste dia, a Câmara Municipal de Viana do Castelo apresenta o livro "Uma Imagem da Nação - Traje à Vianesa" de Benjamim Enes Pereira, António Medeiros e João Alpuim Botelho.

A apresentação, agendada para as 18h30, será efectuada pela Directora do Museu Nacional do Traje, Clara Vaz Pinto e é precedida da inauguração da exposição com o mesmo nome do livro com os trajes mais antigos, os trajes padronizados e ainda a produção da matéria-prima de confecção do Museu do Traje.


            Recorde-se que Dia Internacional dos Museus, uma iniciativa do ICOM (Conselho Internacional de Museus da UNESCO), celebra-se em todo o mundo no dia 18 de Maio, este ano sob o tema "Museus e Turismo".




            Viana do Castelo, 12 de Maio de 2009



Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo