Página Inicial > Notícias > Dia Internacional...Gil Eannes

Dia Internacional da Juventude assinalado hoje a bordo do navio Gil Eannes

12 Agosto 2021

Viana do Castelo acolheu hoje as comemorações do Dia Internacional da Juventude promovidas pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ). As atividades, que decorreram a bordo do navio-museu Gil Eannes, tiveram como tema central “Transformar Sistemas Alimentares: Inovação Juvenil para a Saúde Humana e Planetária”.


As celebrações contaram com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, com o Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, o Diretor Regional do Norte do IPDJ, Vítor Dias, e do Presidente da FNAJ, Tiago Rego, entre outros convidados.


O objetivo passou por incentivar e sensibilizar os jovens para a importância do impacto das escolhas alimentares e para a necessidade de preservar o planeta, garantindo a sua biodiversidade.


O Secretário de Estado da Juventude referiu que “hoje em dia, todos os jovens são instados a pensar sobre a saúde humana e sobre a saúde planetária”, destacando o facto de Viana do Castelo “valorizar esta energia transformadora dos jovens”.


Durante as atividades foram destacadas as políticas de juventude promovidas pelo Município de Viana do Castelo, nomeadamente a criação de uma Comissão Municipal da Juventude que, de acordo com o edil, José Maria Costa, “foi um passo muito importante para ouvir os jovens e fazer uma auscultação permanente dos sonhos e preocupações destes”.


Já os concursos Viana Jovens com Talento e Viana Jovens Empreendedores assumem-se, de acordo com o autarca, “como um espaço em que os jovens podem dar o seu contributo em termos de empreendedorismo, de contributo para a comunidade ou de apresentação e divulgação de talento”.


Nesta relação com os munícipes mais jovens, foram também destacados a Náutica nas Escolas e outros projetos educativos de promoção desportiva junto dos estudantes, tendo ainda sido realçada a importância da candidatura de Viana do Castelo a Cidade Europeia do Desporto em 2023, num investimento na saúde e no bem-estar dos munícipes de todas as idades.