Página Inicial > Notícias > Dia Europeu...Centro de Mar

Dia Europeu do Mar em Viana do Castelo | Apresentação pública do “Diário de Bordo” e “Memórias da Pesca do Bacalhau” no Centro de Mar

18 Maio 2016

O Centro de Mar de Viana do Castelo dá início amanhã, dia 19 de maio, pelas 09H30, no Navio Gil Eannes, ao conjunto de iniciativas que visam assinalar o Dia Europeu do Mar, que se celebra a 20 de maio. Estas iniciativas integram-se no programa “UM MAR DE OPORTUNIDADES”, que pretende colocar à disposição do público em geral, inúmeras atividades para a família no âmbito da temática do mar.

O arranque das comemorações é amanhã no auditório do Centro de Mar com a apresentação pública de duas publicações o “ Diário de Bordo” e “Memórias da Pesca do Bacalhau em Viana do Castelo”.

O Diário de Bordo é uma nova ferramenta de divulgação do património da orla marítima vianense onde o público é convidado a visitar locais diretamente ligados ao património natural e cultural marítimo português. Entre estas instituições incluem-se museus, faróis, núcleos museológicos, entre outros, ficando o registo dessas visitas efetuado através de carimbos, o conjunto dos quais proporciona benefícios, junto das entidades parceiras deste projeto.

“Memórias da Pesca do Bacalhau em Viana do Castelo” é uma publicação integrada na exposição que se encontra patente no Centro de Mar desde o passado dia 23 de março e pretende retratar o enquadramento histórico da evolução e do impacto que a pesca do bacalhau teve para a cidade de Viana do Castelo.

No âmbito das comemorações, a autarquia preparou ainda um conjunto de iniciativas a dinamizar entre os dias 20 a 22 de maio. Ao longo destes três dias estará atracado no Cais Comercial de Viana do Castelo o navio Patrulha NRP Cacine que estará disponível para visitas gratuitas.

No sábado dia 21 de maio e para quem é amante da biologia marinha, a equipa do Centro de Mar tem preparado duas saídas de campo, uma na zona entre marés da parte da parte da manhã na Praia Norte e a segunda na parte da tarde nos sistemas dunares na Praia do Cabedelo. Esta atividade, de carater gratuito, pretende dar a conhecer e a promover a biodiversidade que enriquece o nosso litoral.

Para terminar as comemorações promover-se-á no dia 22 de maio o I Roteiro com Algas, na freguesia de Castelo do Neiva. Este roteiro preparado para o público em geral pretende desmistificar, harmonizar e facilitar a utilização das algas no nosso dia-a-dia sensibilizando para o mundo verde que poderá potenciar e inovar e levar a opinião dos participantes para novos hábitos alimentares. Esta informação será transmitida através de uma sessão de identificação de algas com o Prof. Leonel Pereira da Universidade de Coimbra e uma visita ao Núcleo Museológico do Sargaço de Viana do Castelo.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo