Página Inicial > Notícias > Desenhos...do Castelo

Desenhos de José Rodrigues em exposição até 11 de dezembro em Viana do Castelo

21 Novembro 2016


O primeiro piso dos Antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo recebem, até 11 de dezembro, um conjunto de desenhos da autoria de José Rodrigues, escultor recentemente falecido e que é autor de grandes obras em Viana do Castelo. A homenagem “Exposição de Outono” foi inaugurada no passado sábado e integra uma parceria entre o Município, o Centro Cultural do Alto Minho e a Fábrica Social Fundação José Rodrigues.

A mostra pretende homenagear o escultor falecido em Setembro passado e galardoado internacionalmente. José Rodrigues, representado em várias coleções particulares e museus do país e no estrangeiro, tem também obra em Viana do Castelo. Na Praça da Liberdade ergue-se o monumento à Liberdade. Mede 16 metros de altura e 7,5 de largura e é feito em chapa de aço, coberta por uma camada exterior ferruginosa que o protege da corrosão.

Na Praça da República está o conjunto inaugurado durante as comemorações dos 750 anos do Município, assinalando a história de Caramuru, um destemido navegador que naufragou na Bahia de Todos os Santos, no Brasil, em 1508, e que está intimamente ligado à história daquele país. Quando, a seguir ao naufrágio, usou a sua arma de fogo e matou um pássaro, surpreendeu de tal modo os índios que estes lhe atribuíram poderes divinos. Casou depois com a filha do chefe da tribo Tupinambá, Paraguaçu, tendo tido grande influência quer na miscigenação que caracteriza a nação brasileira quer no acolhimento dos portugueses em terras de Vera Cruz.

O monumento ao Pescador, em frente ao Campo d’Agonia também é da sua autoria. É composto por uma peça de bronze assente numa taça, com movimentos alusivos ao labor do mar e encontra-se implantado na rotunda do Campo da Agonia.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo