Página Inicial > Notícias > Delegação...do Castelo

Delegação timorense em Viana do Castelo

10 Outubro 2013


Uma delegação timorense, que integrou o vice-ministro da Educação Secundária e o diretor nacional do Ensino Técnico Vocacional, foi recebida na Câmara Municipal pelo autarca, José Maria Costa. Em cima da mesa esteve a oferta formativa da região e a possibilidade de cooperação entre municípios timorenses e Viana do Castelo e ainda a possibilidade de criar estágios profissionais em Timor Leste.

A delegação integrou ainda o vice presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo, o diretor do For-Mar e Portela Rosa, entre outros, e foi recebida pelo autarca de Viana do Castelo no âmbito de uma visita com a temática da formação profissional e tecnológica, nomeadamente nos domínios da formação na economia do mar.

Na sessão, foi abordado o projeto Centro de Mar, que recebeu merecida atenção por parte do grupo de dirigentes timorenses, mas foi também abordado o processo de descentralização que está em curso em Timor Leste, na criação dos Municípios, tendo sido aberta a possibilidade de existir cooperação entre o Município de Viana do Castelo e Timor Leste nesta matéria, no âmbito da formação.

Na receção, foram também abordadas as hipóteses de trabalho de estágios de professores, a ser articulados entre o Estado Timorense e as instituições de formação do Alto Minho.

A agenda da delegação passou ainda por uma visita ao For-Mar e aos seus estaleiros e às instalações daquela instituição de ensino.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo