Página Inicial > Notícias > Delegação...Riom, França

Delegação de Viana do Castelo em Riom, França

28 Maio 2012

fotografiaUma delegação de Viana do Castelo, chefiada pelo Presidente da Câmara e pela Vereadora da Cultura, esteve em Riom para as cerimónias dos trinta anos da geminação entre as duas cidades. Na cerimónia, José Maria Costa sublinhou a “profícua colaboração entre os dois Municípios e, localmente, o apoio do Município de Riom à comunidade portuguesa aqui radicada”.

A delegação, que integrou também elementos da Banda de Gaiteiros da Fundação Maestro José Pedro que actuaram nas cerimónias, marcou também presença no Dia da Cidade de Riom, tendo o autarca lembrado que “as geminações constituem um importante instrumento no processo da construção europeia assegurando um estreitamento das relações para a Europa dos Cidadãos”.

José Maria Costa marcou presença na cerimónia oficial, que contou com intervenções do maire de Riom e dos representantes das restantes três cidades com as quais Riom está geminada (Espanha, Alemanha e Polónia). No final, a sessão integrou a actuação do Grupo Folclórico dos Portugueses de Riom, a quem a autarquia atribui em Janeiro o galardão de Instituição de Mérito pelo seu trabalho de divulgação da cultura portuguesa em França, através da dança, dos cantares e dos trajes da região do Alto Minho.

Recorde-se que esta é uma das mais antigas geminações de Viana do Castelo e, ao longo dos trinta anos de cooperação, permitiu várias formas de cooperação cultural, numa cidade que acolhe uma forte e activa comunidade portuguesa.

           

            Viana do Castelo, 28 de Maio de 2012 

                                 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo