Página Inicial > Notícias > Delegação...em Hendaye

Delegação de Viana do Castelo em Hendaye

20 Outubro 2016

Uma delegação de Viana do Castelo e que integrou três artistas vianenses deslocou-se à cidade geminada de Hendaye (França) para a nona exposição “A Festa – Etnologia Contemporânea”, na Mediateca daquela cidade geminada com Viana do Castelo desde setembro de 1998.

Naquele espaço foram apresentadas obras de Diana Mota, fotógrafa, de Pedro Ribeiro, imagens 3D e de Cipriano Oquinimane, pintor. A delegação foi recebida na Mairie de Hendaye, pelo seu Maire, Kotte Ecenarro, que desejou as boas vindas aos visitantes e sucesso à exposição. Por seu lado, o Comité Hendayense das Geminações organizou várias visitas a espaços culturais, encontros com artistas e apresentou oportunidades de projetos comuns a desenvolver no futuro próximo, nomeadamente em direção aos jovens das duas cidades.

Cipriano Oquinimane iniciou a sua formação em tecnologias das artes e ofícios na Escola Filipa de Vilhena do Porto. Cursou a Licenciatura na área de Professores de Educação Visual e Tecnológica, no IPVC de Viana do Castelo. Membro da Academia de Letras e Artes de Portugal (Classe das Artes). Nascido em Cacheu, Guiné-Bissau, é artista plástico, curador e coordenador de eventos culturais. Atualmente membro da LIONSOUT – Agência de Comunicação, marketing e Publicidade, com sede em Viana do Castelo.

Diana Mota licenciou-se em cine vídeo, na Escola Superior Artística do Porto (2008). Desempenhou várias funções em dois canais de televisão como câmara-woman e editora. Trabalhou como operadora de câmara para a televisão interna no Estádio do Dragão, Porto, e fez diretos de concertos em vários festivais de verão. No entanto, o trajeto no mundo da fotografia teve início bem mais cedo. Nasceu em 1983 no seio de uma família de fotógrafos, onde desenvolveu desde muito nova o seu gosto e experiência pela fotografia aliado sempre a um fascínio inexplicável pela fotografia de moda. O seu percurso conta com diversos trabalhos de moda, registo de eventos, books, press kits e booklets de álbuns musicais. De momento encontra-se com o projeto “Dimopho”, um projeto fotográfico que surgiu há dois anos e meio. É nele em que realmente podemos ver o cruzamento entre as suas paixões, a fotografia e a moda. Desta simbiose nasce o ensaio fotográfico “Viana LOVERS”, que assenta precisamente numa visão mais contemporânea das tradições, baseada nas experiencias e vivências da artista.

Pedro Ribeiro, arquiteto, criou a empresa diverte.pt que concebe e comercializa “imprimimos tradições”. Um projeto artístico, criado pela marca : Diverte, que visa o registo do património cultural, em peças físicas, modeladas digitalmente e materializadas através de impressão 3D aditiva.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo