Página Inicial > Notícias > Delegação...do concelho

Delegação de Roissy em Viana do Castelo para reunir com entidades e empresários do concelho

02 Março 2020

O Presidente da Comunidade de Roissy – Pays de France, Patrick Renaud, e a diretora geral da Agência de Desenvolvimento Económico daquela região francesa, Agnés Coudray, estiveram hoje em Viana do Castelo para uma visita e reunião com entidades e empresários do concelho. A visita surge depois da deslocação do autarca de Viana do Castelo àquela região francesa, que tem mais de 24 mil empresas e cerca de 350 mil habitantes.


No encontro, que contou também com a presença de empresários da área da exportação, de responsáveis da Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) e da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), foram apresentadas as potencialidades de Viana do Castelo nas áreas económicas.


Na sequência desta visita, ficou decidido que irá ser preparada uma missão empresarial para aquela zona de França, onde existem muitas perspetivas de expansão e de crescimento empresarial, logístico e turístico, já que estão a preparar-se os Jogos Olímpicos de Paris. O edil vianense acredita que esta será uma excelente oportunidade para as empresas de Viana do Castelo conhecerem potencialidades de crescimento numa zona que está em franca expansão em França.


Recorde-se que, em janeiro passado, o autarca da capital do Alto Minho visitou a Comunidade de Roissy, no âmbito da política de internacionalização do Município. A visita de José Maria Costa e da comitiva vianense a Roissy integrou uma sessão de trabalho com os responsáveis, onde foram apresentadas as potencialidades económicas da região e abordadas formas de cooperação entre as duas regiões. A delegação de Viana do Castelo visitou também as diferentes áreas de acolhimento empresarial da região de Roissy, bem como a área de apoio logístico ao aeroporto Charles de Gaulle.


Roissy apresenta-se como uma verdadeira aldeia agrícola de origem galo-romana, localizada a cerca de 20 quilómetros de Paris. É uma pequena cidade rural repleta de história que acolhe o Aeroporto Paris-Charles de Gaulle (CDG), o principal aeroporto da França e dos mais importantes da Europa.


Refira-se que Viana do Castelo tem vindo a promover a ação de internacionalização económica, permitindo a exportação de produtos endógenos e a divulgação das empresas e da atividade empresarial vianense. Para o autarca local, o Município e a cidade atingiram já um patamar de desenvolvimento económico que permitem olhar a internacionalização com confiança e, acima de tudo, como oportunidade de alargamento de base territorial empresarial.