Página Inicial > Notícias > Delegação...geminação

Delegação de Riom em Viana do Castelo para preparar 30º. aniversário da geminação

26 Abril 2011

CMVC_fachadaUma delegação composta pelo Maire de Riom, pela Directora Geral dos serviços daquela autarquia, pelo presidente do Comité de Geminação de Riom e um responsável de uma grande superfície comercial local com expansão em Portugal, estão em Viana do Castelo para um conjunto de visitas e preparar o trigésimo aniversário da geminação entre as duas cidades. A visita integra encontros com o Presidente da Câmara e o executivo municipal e ainda com empresários vianenses.

A comitiva, que foi ontem recebida na Câmara Municipal de Viana do Castelo, está na cidade a convite da autarquia vianense e a visita está integrada no quadragésimo aniversário da Associação de Folclore dos Portugueses de Riom e serve sobretudo para preparar o trigésimo aniversário da geminação entre Viana do Castelo e Riom.

Para hoje, está agendada a visita a uma adega de vinhos das Terras de Geraz do Lima e um encontro com a Fundação Maestro José Pedro, que esteve em Riom. De destaque do programa é ainda o encontro com empresários na Associação Empresarial de Viana do Castelo.

Recorde-se que Viana do Castelo celebrou com esta cidade francesa a sua primeira Geminação numa iniciativa da comunidade portuguesa residente nesta cidade de França. O protocolo de geminação foi assinado em Riom, em Setembro de 1982, com o apadrinhamento da Federação Mundial das Cidades Unidas.

Riom é uma comuna francesa na região administrativa de Auvergne, no departamento Puy-de-Dôme. Estende-se por uma área de 31,96 km², com 18.793 habitantes.

Viana do Castelo está também geminada e tem relações internacionais com Cabedelo (Paraíba, Brasil), Igarassu (Pernambuco, Brasil), Hendaye (França), Porto Seguro (Brasil), Itajai (Brasil), Lugo (Espanha), Lencaster (Reino Unido), Ziguinchor (Senegal), Cacheu (Guiné-Bissau), Aveiro, Matola (Moçambique), Alagoas (Brasil), Viana do Maranhão (Brasil) e com a Associação de Municípios da Ilha de Santo Antão (Cabo Verde).

 

Viana do Castelo, 26 de Abril de 2011

 

                                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo