Página Inicial > Notícias > Delegação...do Castelo

Delegação de parlamentares e senadores franceses em Viana do Castelo

10 Dezembro 2009

Uma delegação que integrou parlamentares e senadores franceses esteve ontem em Viana do Castelo numa visita de trabalho dedicada ao desenvolvimento do sector eólico em Portugal. A visita, acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e pelo Secretário de Estado da Energia e Inovação, Carlos Zorrinho, serviu para dar a conhecer os recentes investimentos no Alto Minho e em Viana do Castelo, onde está a crescer um cluster eólico nos parques empresariais da Praia Norte e Lanheses.

A delegação integrou o Presidente da Associação de Energias Renováveis de França e do seu staff, mas também deputados do Parlamento francês, Senadores e ainda responsáveis da empresa Empreendimentos Eólicos do Vale do Minho. Na visita de trabalho, a delegação esteve nos parques eólicos do Alto Minho que estão em funcionamento e o cluster eólico de Viana do Castelo, que colheu elogios dos parlamentares franceses ligados directamente ao sector das energias renováveis.

 Para o Presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, a visita reforça a importância do investimento que está a ser feito em Viana do Castelo, que alia o desenvolvimento económico às questões ambientais. Recorde-se que, recentemente, no “Enercon Fórum”, o cluster foi considerado um “caso de sucesso” pelos responsáveis da empresa multinacional instalada no concelho.

Em Viana do Castelo, o Parque Empresarial da Praia Norte propõe uma visão integrada de desenvolvimento sustentado, preservando a qualidade ambiental da zona envolvente. Ali, foram relocalizadas as empresas que estavam na cidade de forma a evitar as cargas e descargas no centro de Viana do Castelo e a espaços de serviços e é aí que funcionam já as duas fábricas do cluster eólico da ENERCON, situadas em terrenos dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

Em Lanheses, o inovador parque empresarial gerido pela GestinViana - Parques Empresariais de Viana do Castelo, S.A., integra o Centro Administrativo e de Formação da ENERCON e as fábricas de mecatrónica e geradores que, juntamente com as da Praia Norte, funcionam como satélite para a instalação de empresas, formando o Cluster Eólico já considerado projecto de interesse nacional.

Viana do Castelo, 10 de Dezembro de 2009

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo