Página Inicial > Notícias > Delegação...mostra cultural

Delegação de Hendaye em Viana do Castelo para a sexta mostra cultural

18 Outubro 2012

H-IMG_0036Uma delegação de 50 elementos de Hendaye, cidade geminada com Viana do Castelo, foi recebida hoje na Câmara Municipal de Viana do Castelo pelo Presidente, no âmbito da 6.ª Mostra Cultural de Hendaye em Viana, a decorrer de 17 a 21 de Outubro em vários espaços da cidade.

Na sessão de boas vindas, o autarca José Maria Costa lembrou o trabalho desenvolvido no âmbito das geminações, convidando os presentes e visitarem o Município. O programa, que começou com uma visita ao Navio Hospital Gil Eannes, integra ainda uma passagem pela citânia de Santa Luzia, uma visita ao mercado, mas também espectáculos de folclore e um encontro entre associações de Viana do Castelo e Hendaye.

Paralelamente, decorrem diversas exposições nas escolas secundárias de Monserrate e Santa Maria Maior, com pintura de Bruno Aguerre, de Angela Mejias e Gillaume Valle e ainda uma mostra de fotografias de seis jovens.

Recorde-se que os primeiros passos desta geminação foram dados em Março de 1994, tendo o acordo de geminação sido assinado a 13 de Setembro de 1998, tendo já alcançado 55 projectos, um intercâmbio de 848 pessoas e o envolvimento de mais de sessenta colectividades vianenses. Viana do Castelo, que tem relações com 16 cidades geminadas, no mundo inteiro, na Europa, no Brasil e em África, mas aquela que mais suscitou intercâmbios foi Hendaye. 

 

Viana do Castelo, 18 de Outubro de 2012        

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo