Página Inicial > Notícias > Delegação...do Castelo

Delegação de Hendaye em Viana do Castelo

22 Setembro 2017

Uma delegação de Hendaye, cidade geminada com Viana do Castelo desde 1998, vai estar no concelho de 25 de setembro a 01 de outubro para um conjunto de iniciativas. Esta presença surge na sequência das mostras culturais que foram instituídas em 2001 e que, alternadamente, são organizadas nas duas cidades.

Desta forma, e durante esta semana, uma delegação de elementos do Comité de Geminações vem instalar, na sala de exposições temporárias do Museu do Traje, a IX Mostra Cultural com o tema “As profissões Hendayenses que o tempo levou”, uma exposição que poderá ser visitada até finais de Outubro.

Estão igualmente previstas outras atividades, nomeadamente a participação de Christophe Pavia, ilustre artista plástico que criará os seus “Penteados Misteriosos” com alunos do Curso de Cabeleireiro no Centro de Formação Profissional de Viana e que culminará com um desfile que será registado pela fotógrafa Diana Mota (da Viana Lovers) e que expôs em Hendaye, em 2016.

O mesmo artista francês realizará duas oficinas de confeção de saias em papel e outros objetos singulares, com pessoas idosas do Lar da Caridade e do Lar Paroquial e Social de Subportela.

De recordar que Viana do Castelo tem, neste momento, geminações e relações de cooperação com Cabedelo (Paraíba, Brasil), Igarassu (Pernambuco, Brasil), Hendaye (França), Porto Seguro (Brasil), Itajaí (Brasil), Lugo (Espanha), Lancaster (Reino Unido), Ziguinchor (Senegal), Cacheu (Guiné-Bissau), Riom (França), Aveiro (Portugal), Matola (Moçambique), Alagoas (Brasil), Viana Maranhão (Brasil) e com a Associação de Municípios da Ilha de Santo Antão (Cabo Verde) e Pessac (França).

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo