Página Inicial > Notícias > Culturas...República

Culturas Urbanas: Rap, hip hop, multimédia e moda na Praça da República

20 Junho 2011

flyer_cult_urbanas_versoA Câmara Municipal de Viana do Castelo, no âmbito da programação da Capital da Cultura do Eixo Atlântico, promove entre os dias 23 e 25, um conjunto de eventos gratuitos para os mais jovens. Mind da Gap, Delamea, Puto Coke e outros em concerto, ateliers de grafitti e um grande espectáculo multimédia com o DJ Vitor Coutinho marcam o próximo fim-de-semana na Praça da República.

No dia 22, decorre o Model Tour, numa organização conjunta da Associação Empresarial e da Câmara Municipal, produzido pela agência de modelos Karacter e onde vários estabelecimentos comerciais irão apresentar produtos ligados à moda.

Já a 23 Junho, a Praça da República acolhe um grande espectáculo multimédia ao ar livre com o DJ Vitor Coutinho (Remember Luziamar), com dança, imagem e moda, uma flash mob, a participação de músicos a solo e muita animação. Com entrada gratuita, o evento começa pelas 22h00.

A 24 e 25 de Junho a partir das 17h00, o Festival de Hip-Hop promete animar a Praça da República. Com entrada gratuita, estão confirmadas as presenças, a 24 de Junho, de Mondo Segundo (Dealema), Woyza, Rey, Payo Malo e M7&Capicua e de Mind Da Gap, Puto Coke, Sagaz, Gran Purismo e Solido Rockerz a 25 de Junho.

Paralelamente, invadem a Praça da República os sons dos DJ Limbo, Roty 340, Alpha HLV e DJ Gus e com os graffitis de Palhas e DOC (Porto), Paco Kintas (Porrinho) e com o break dance de “Gaia Breakers e Black Shadow, para além de ateliers de rimas, dj’s, brakdance e graffitis durante os dois dias (dia 24 a partir das 15h00 e dia 25 a partir das 11 horas).

Esta iniciativa integra a vasta programação de Viana do Castelo Capital da Cultura do Eixo Atlântico, que irá integrar também, em Julho, a IX Bienal de Pintura do Eixo Atlântico, a Feira do Livro e o Festival de Música Celta no Jardim da Marina, com nomes como Uxía, Galandum Galundaina ou Mandrágora.

“Religioso, Profano e Guerreiro” é o tema do Festival de Teatro Popular, que decorre entre 15 e 25 de Julho, com vinte representações teatrais. Já tradicional é também a edição do Jazz na Praça da Erva que, este ano, escolhe artistas do Eixo Atlântico para a sua vigésima edição, com nomes como André Sarbib  deVila Nova de Gaia, Marcos Valcárcel , um  Cubano a residir em Vigo, RGB - Red & Green Blues da Maia, Mário Barreiros e Mário Santos (Manuel Beleza Terceto) do Porto e Samuel Quinto, brasileiro a residir no Porto.

Durante os dois meses, decorre o evento “Sabores do Eixo Atlântico: gastronomia e vinhos”, onde os restaurantes de Viana do Castelo servem os sabores dos vinhos e da gastronomia dos municípios do Eixo, como as tripas, as amêijoas ou o cozido.

 

Viana do Castelo, 31 de Maio de 2011

                                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo