Página Inicial > Notícias > Criação...mil euros

Criação de Estrutura Residencial para Idosos e Centro de Dia pelo Centro Social e Paroquial de Areosa apoiada com 125 mil euros

23 Abril 2021

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, assinou ontem o protocolo de cooperação e apoio financeiro entre o Município de Viana do Castelo e o Centro Social e Paroquial de Areosa que define um apoio de 125 mil euros por parte da autarquia à empreitada de criação de uma Estrutura Residencial para Idosos e um Centro de Dia, numa cerimónia que contou também com a presença da Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges.


O Centro Social e Paroquial de Areosa é uma Instituição Particular de Solidariedade Social fundada em 1989 e a sua missão tem como objetivo a prestação de apoio aos cidadãos na velhice e invalidez, na infância e às famílias, contribuindo para a promoção integral da pessoa e da promoção de solidariedade e justiça social.


O Centro Social e Paroquial de Areosa promove, atualmente, as respostas sociais de Creche, Centro de Atividades de Tempos Livres e Serviço de Apoio ao Domiciliário. O CSPA pretende ampliar as suas valências com uma ERPI - Estrutura Residencial para Idosos e um Centro de Dia, uma vez que já se encontram a decorrer as obras de edificação das instalações para estas respostas sociais.


O Município, reconhecendo a importância do papel desempenhado pelo Centro Social e Paroquial de Areosa no domínio da sua missão, e pela intenção desta instituição em candidatar-se ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – 3.ª Geração (PARES 3.0), vai apoiar financeiramente o CSPA para a execução das obras de construção da ERPI, sendo que o apoio monetário se destina à participação da componente nacional da candidatura.


Recorde-se que, no passado mês de março, a Câmara Municipal aprovou um apoio global de quase 410 mil euros para várias instituições de Viana do Castelo. As propostas incluem apoios a sete instituições vianenses que apresentaram candidaturas ao Programa Operacional Regional do Norte - 2020. O Município, reconhecendo a necessidade e a importância de cada uma das candidaturas, pretende apoiar as IPSS com o valor referente à contrapartida nacional, garantindo as condições necessárias para a aprovação e boa execução das candidaturas.