Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...freguesias

Câmara Municipal de Viana do Castelo apoia freguesias

27 Julho 2009
 

Em Lanheses, a Câmara Municipal apoiou financeiramente a requalificação dos dois largos, no âmbito de um projecto de valorização que integrou ainda uma homenagem aos oleiros da freguesia. Assim, no Largo da Seara, a Junta de Freguesia pôs em marcha o processo de criação de um ecomuseu, com a requalificação urbanística do espaço e com a instalação de peças de valor museológico com referência ao ciclo da água e ao trabalho de fabricação de telhas.

Já no Largo do Outeiro, e através de uma parceria com os moradores e com zeladores da Capela do Senhor dos Passos, a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal qualificaram o espaço com a recuperação da Capela e a instalação de elementos de barro evocando os antigos oleiros que trabalharam nesse local.


Esta homenagem aos oleiros contou com a presença do Vereador do Desenvolvimento das Freguesias, José Maria Costa, que aproveitou a ocasião para referir que tem sido política municipal deste executivo camarário o apoio à requalificação e valorização dos espaços públicos das freguesias e sublinhar que a valorização do património tem sido apoiada no âmbito do projecto municipal dos núcleos museológicos, da qual Lanheses já iniciou o processo com o núcleo da olaria a funcionar na sede da Junta de Freguesia.


            O Vereador José Maria Costa esteve também em Santa Leocádia de Geraz do Lima, onde participou na cerimónia de reabertura do Polidesportivo do Carvalhal, cuja modernização e requalificação esteve a cargo da Junta de Freguesia de Santa Leocádia e da Associação de Desenvolvimento de Santa Leocádia, com o apoio da Câmara Municipal.


A requalificação desta infra-estrutura desportiva integrou a renovação do pavimento de jogo, pinturas das áreas desportivas e de bancadas, adaptação dos espaços do público para deficientes e redes de protecção renovadas. Para José Maria Costa, este é um exemplo claro do projecto de parceira entre autarquias e associações, um modelo que o executivo camarário tem incentivado ao longo dos anos, promovendo a construção e a requalificação de infra-estruturas desportivas em todas as freguesias do concelho para que a prática desportiva e associativa sejam mais intensas nos jovens.




            Viana do Castelo, 27 de Julho de 2009


Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo