Página Inicial > Notícias > Coração...Museu do Traje

Coração de Filigrana e Moeda da Equipa Olímpica com Coração de Viana de Joana Vasconcelos expostos no Museu do Traje

19 Agosto 2016

O Museu do Traje de Viana do Castelo tem em exposição, a partir de agora, o Coração de Filigrana e a Moeda Olímpica da autoria da artista Joana Vasconcelos. As duas peças, que ostentam o Coração de Viana, foram concebidas por Joana Vasconcelos que, em 2014, foi presidente da Comissão de Honra das Festas de Nossa Senhora d’Agonia.

Foi nessa altura, aliás, que a artista ofereceu a obra “Coração Independente” em prata dourada. A peça, numerada e com certificado de autenticação, foi criada em 2011 e acompanha um livro editado pela Livraria Fernando Machado, com apenas 200 cópias, acrescidas de vinte cópias da edição da artista.

O coração em filigrana, com as iniciais da artista, tem design técnico da Ourivesaria Freitas, de Viana do Castelo, e é acompanhado de um certificado de autenticidade.

Da sua autoria é também a Moeda da Equipa Olímpica aos Jogos do Rio 2016. Trata-se de uma moeda comemorativa que “resulta da simbiose entre o emblema universal da competição e as formas características da obra da artista” e que tem numa das faces o mesmo coração.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo