Página Inicial > Notícias > Conservação...Liberdade

Conservação da Estátua ao 25 de Abril, na Praça da Liberdade

17 Setembro 2012

IMG_0182A Câmara Municipal de Viana do Castelo adjudicou uma empreitada de reparação e conservação da estátua da autoria do escultor José Rodrigues, situada na Praça da Liberdade. A empreitada tem um prazo de execução de sessenta dias e está orçada em 37 mil euros.

A obra, que já arrancou, pretende conservar a estátua dedicada ao 25 de Abril, simbolizando a “Porta da Liberdade”, situada num dos pontos mais centrais da cidade: a Praça da Liberdade, idealizada no âmbito da reabilitação da Frente Ribeirinha da cidade e desenhada de forma a constituir um nó de articulação com o principal eixo da Cidade (a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.

A praça, desenhada pelo arquitecto Fernando Távora, “pai” da Escola de Arquitectura do Porto, enquadra este monumento do escultor José Rodrigues e também um jogo de água com quarenta bicos, representando as quarenta freguesias do concelho de Viana do Castelo. Os dois edifícios que a ladeiam foram igualmente desenhados por Fernando Távora e desenvolvem-se por dois pisos seccionados transversalmente por duas galerias cobertas.

Este conjunto arquitectónico integra ainda o edifício do Posto de Turismo, projectado pelo Arquitecto Bernardo Távora.

 

Viana do Castelo, 17 de Setembro de 2012         

 

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo