Página Inicial > Notícias > Conselho...do Castelo

Conselho Económico e Social reuniu para abordar estratégia de Viana do Castelo

14 Julho 2011

O Conselho Económico e Social (CES) de Viana do Castelo, o órgão consultivo do executivo municipal, reuniu ontem para analisar o relatório final do Plano Estratégico de Viana do Castelo. Em cima da mesa estiveram ainda algumas questões da actualidade como a modernização da linha Porto Vigo e a situação dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

Ontem, foram abordadas as grandes linhas definidas para os próximos anos, nomeadamente no que toca ao território; apostar no mar e zona costeira; qualidade e estrutura urbanas, dinâmicas económicas, de inovação e internacionalização; capital humano, capacitação institucional e governance; coesão social; e cultura, identidade e criatividade. O CES debateu ainda as questões da actualidade como a modernização da linha Porto Vigo e a situação dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

Recorde-se que o executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo, cuja vontade assenta no diálogo com todos os parceiros sociais do concelho e das suas quarenta freguesias, criou o CES, órgão consultivo da Autarquia que envolve parceiros de todos os sectores da sociedade e que são chamados a pensar o concelho, apoiando e valorizando, mas também participando no enriquecimento e adequação da estratégica autárquica do Executivo para os próximos anos.

A missão do Conselho Económico e Social é assegurar a continuidade da dinâmica do planeamento estratégico de Viana do Castelo, através do diálogo e do aprofundamento do processo de formulação e reformulação do plano e da implementação coordenada de acções, de acordo com um modelo de parcerias e de cartas de compromisso que envolva os agentes da cidade e do concelho.

 

Viana do Castelo, 14 de Julho de 2011

                                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo