Página Inicial > Notícias > Conselho...estratégia

Conselho Económico e Social reúne para debater estratégia

29 Janeiro 2010

O Conselho Económico e Social (CES) de Viana do Castelo reuniu ontem pela terceira vez para analisar as linhas estratégicas que irão ser seguidas pelo executivo camarário nos próximos anos. Os conselheiros abordaram as questões da qualidade e estrutura urbana, zonas costeiras, coesão social e cultura, identidade e criatividade, alguns dos temas chave daquele que será o planeamento estratégico para Viana do Castelo.

 A reunião, à semelhança da anterior, serviu para abordar constrangimentos e potencialidades de cada tema, tendo os temas servido para uma intensa discussão de onde saíram diversas conclusões que, agora, servirão para que a empresa encarregue elabore a revisão do Plano Estratégico.

 Assim, durante o debate sobre a coesão social, foi defendida maior inovação no que toca às respostas sociais, onde seja possível um maior envolvimento dos actores locais e a comunidade. Para os Conselheiros, o Município de Viana do Castelo deve continuar a promover algumas das práticas sociais que tem efectuado como é o caso do trabalho desenvolvido pela Rede Social, a promoção e formação de voluntariado e ainda os programas de apoio à habitação social.

 Para o CES, é também fundamental que o Plano Estratégico dê uma maior atenção às denominadas áreas periféricas da cidade com uma melhor relação entre as várias centralidades e à qualificação do espaço público enquanto novas apostas para Viana do Castelo. Na cultura, foi consensual a ideia de que é fundamental uma relação entre a inovação e a tradição, nomeadamente no que toca à promoção e afirmação da cidade como “cidade referencial de Cultura”. Na reunião, foi também abordado o equilíbrio entre a cultural popular e erudita, tendo os Conselheiros considerado que podem e devem coexistir, afirmando-se no Plano Estratégico.

 Já nas questões costeiras e de litoral, a opinião foi unânime: Viana do Castelo tem que fazer uma grande aposta de futuro nas actividades náuticas, que desempenham um papel de grande importância na dinamização cultural, desportiva, económica e turística do concelho.

 Recorde-se que o executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo, cuja vontade assenta no diálogo com todos os parceiros sociais do concelho e das suas quarenta freguesias, criou o CES, órgão consultivo da Autarquia que envolve parceiros de todos os sectores da sociedade e que são chamados a pensar o concelho, apoiando e valorizando, mas também participando no enriquecimento e adequação da estratégica autárquica do Executivo para os próximos anos.

A missão do Conselho Económico e Social é assegurar a continuidade da dinâmica do planeamento estratégico de Viana do Castelo, através do diálogo e do aprofundamento do processo de formulação e reformulação do plano e da implementação coordenada de acções, de acordo com um modelo de parcerias e de cartas de compromisso que envolva os agentes da cidade e do concelho.

Viana do Castelo, 29 de Janeiro de 2010

 

 

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo