Página Inicial > Notícias > Conselho...construção naval

Conselho da Europa apoia Autarca na defesa da construção naval

15 Fevereiro 2013

conselhodaeuropaO Município de Viana do Castelo recebeu no dia 14 de Fevereiro, a Comissão do Poder Local e Regional do Conselho da Europa, em sessão oficial às 16h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Nesta sessão, José Maria Costa apresentou ao Presidente do Comité do Poder Local e Regional do Conselho da Europa, Lars O. Molin, um documento sobre a importância da construção e reparação naval para Viana do Castelo e para o país e pediu o auxílio do Conselho da Europa para que a indústria da construção naval e o cluster naval possam beneficiar de auxílios estatais específicos com apoios financeiros para a construção e reparação naval.

Na sua intervenção, Lars O. Molin, realçou a importância da construção naval para o crescimento, para o emprego e para o desenvolvimento tecnológico, reiterando que devem ser desenvolvidos todos os esforços para que esta actividade económica seja apoiada e sustentada.

Garantiu, ainda, que iria diligenciar junto do Presidente do Conselho da Europa para que esta questão do apoio à construção e reparação naval e a importância deste sector para Viana do Castelo e para a região sejam colocadas na agenda deste órgão europeu.

Por seu turno, a Presidente da Câmara de Caminha, Júlia Paula Costa, que integra a Comissão do Poder Local e Regional do Conselho da Europa pelos Municípios portugueses, afirmou que iria fazer todos os esforços para que esta questão seja incluída nas iniciativas do Conselho da Europa, nomeadamente para ser discutida na próxima reunião da Comissão.

No final desta sessão, a Delegação composta por mais de 60 pessoas provenientes de 47 países europeus, visitou o Museu do Traje e a Sala do Ouro e o navio Museu Gil Eannes.

   



Viana do Castelo, 15 de Fevereiro de 2013.

 

 

Câmara Municipal de Viana do Castelo
Gabinete do Presidente