Página Inicial > Notícias > Conferência...Saudáveis

Conferência Europeia das Cidades Saudáveis

17 Junho 2009
 

Reunidos para debater "Equidade em Saúde nas Políticas Locais", este é o primeiro encontro da quinta fase do projecto da Rede Europeia das Cidades Saudáveis, de que Viana do Castelo faz parte desde 2001. Das delegações fazem parte 105 políticos, dos quais se destacam 17 Presidentes de Câmara, 57 vereadores, para além de 72 coordenadores de Gabinetes Cidade Saudável e 17 Coordenadores das Redes Nacionais e ainda 23 responsáveis da OMS.


            Programa da Conferência

            O programa organizado pela OMS integra um vasto conjunto de temas que serão debatidos por políticos e técnicos das cidades saudáveis da Europa, nomeadamente a igualdade nas políticas locais de saúde e as múltiplas formas de alcançar este objectivo, logo no primeiro dia, com a abertura oficial e as primeiras sessões de trabalho.

            No segundo dia, sexta-feira, os destaques do programa vão para temas da actualidade como a pandemia da Gripe H1N1 e a crise económica mundial, com a intervenção do Director Geral de Saúde, Dr. Francisco George, que irá fazer o ponto de situação da pandemia na sua intervenção "A Saúde Pública em Portugal" pelas 09h00, seguindo-se uma mesa redonda, moderada pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, para abordar as implicações da crise económica mundial nas Cidades Saudáveis e onde estarão presentes para o debate políticos da Noruega, França, Polónia, Turquia, Reino Unido e Espanha.

            No terceiro dia, pelas 09h00, a Ministra da Saúde, Dra. Ana Jorge, fará uma intervenção à Conferência e, posteriormente, serão apresentados os casos específicos do trabalho desenvolvido em Cidades Europeias Saudáveis como o Seixal, Kadikov (Turquia) ou Sandnes (Noruega).

A Conferência encerra pelas 16h00 com um balanço dos trabalhos e o lançamento da Conferência de 2010.            


A Conferência Europeia integra também a Assembleia Intermunicipal da Rede Portuguesa das Cidades Saudáveis, a decorrer na Biblioteca Municipal, e ainda a entrega do Prémio Jornalístico Rede Portuguesa das Cidades Saudáveis.


           

            Homenagem a Ricardo Marques

            Na Conferência Europeia, a Câmara Municipal de Viana do Castelo vai homenagear Ricardo Marques, o médico assassinado em 20 de Junho de 1997 na Somália onde estava em missão humanitária dos "Médicos Sem Fronteiras".

O jovem clínico que, além da actividade como médico, é recordado em Viana do Castelo como compositor e intérprete musical e cidadão votado à solidariedade foi brutalmente assassinado aos 35 anos de idade em Baidoa, cidade a duzentos quilómetros de Mogadisho, capital da Somália, no final de mais uma missão dos Médicos sem Fronteiras, servindo os carenciados povos daquele país africano.


Esta faceta artística do homenageado será igualmente recordada pela jovem intérprete vianense de S. Salvador da Torre, Rita Gentil (também médica) que, no momento musical que antecede os trabalhos da Conferência, cantará o poema de Eugénio de Andrade "É Urgente o Amor".


Também Elsa Gomes irá presentear os delegados da Conferência com Fado e sobretudo com a sua interpretação dos versos de Pedro Homem de Mello de "Havemos de Ir a Viana", imortalizados por Amália Rodrigues, no Claustro do Convento de S. Domingos. Esta fadista vianense, recorde-se, canta desde os nove anos, tendo como ponto alto da sua carreira o espectáculo do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, onde cantou em Viana do Castelo para cerca de duas mil pessoas, entre elas o Presidente da República Portuguesa.



"Nortada" de Olga Roriz

Os delegados da Conferência vão também poder assistir ao espectáculo "Nortada", uma criação da coreógrafa vianense Olga Roriz encomendado pela Câmara Municipal para as Comemorações dos 750 Anos. Olga Roriz nasceu a 8 de Agosto de 1955, em Viana do Castelo. Foi para Lisboa durante a infância, onde iniciou os seus estudos académicos e artísticos. Recebeu formação na área de ballet clássico e dança moderna. Desenvolveu a sua actividade profissional como bailarina, coreógrafa e fotógrafa. Além disso, tem colaborado em inúmeras peças de teatro, nas quais faz a movimentação cénica. Hoje, possuí a sua própria companhia - "Olga Roriz Companhia de Dança".



Visitas Guiadas na cidade

Durante a Conferência Europeia, estão ainda programadas visitas guiadas dedicadas às temáticas Cultural, Monumental, Social e Ambiental, com o objectivo de dar a conhecer as múltiplas facetas da Cidade Saudável. Para o último dia, está ainda agendado um convívio com todos os delegados no tradicional Santoínho.




            Viana do Castelo na Rede Europeia das Cidades Saudáveis

            Viana do Castelo, eleita pela OMS para acolher este grande evento, tem-se afirmado como Cidade Saudável nos últimos anos, sendo já imagem de marca a diverCidade Saudável. Foi cidade fundadora da Rede Portuguesa das Cidades Saudáveis em 1997 para desenvolver os princípios da Organização Mundial de Saúde para as cidades e criou o Gabinete da Cidade Saudável para promover estilos de vida saudável e a actividade física regular em todos os grupos etários da população, principalmente ao ar livre em espaços verdes.

Integrando desde 2001 a Rede Europeia das Cidades Saudáveis, Viana do Castelo tem participado activamente nas Conferências anuais da OMS, em várias cidades da Europa, ganhando crescente protagonismo e prestígio internacional.





            Viana do Castelo, 17 de Junho de 2009


Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo