Página Inicial > Notícias > Conferência...do Castelo

Conferência Eiuropeia confirma sucesso da estratégia de Viana do Castelo

24 Junho 2009
 

Tendo estado durante três dias exposta à observação especializada e experiente de três centenas de autarcas e técnicos de mais de cem cidades de vinte e nove países europeus, Viana do Castelo - diverCidade Saudável foi, repetidamente, apresentada como modelo nas palestras e mesas redondas que, de 18 a 20 de Junho, se realizaram durante a Conferência no Castelo de Santiago da Barra.


Acolhendo mais de setenta por cento da população do continente europeu, as cidades confrontam-se com os complexos problemas da imigração e da equidade na saúde, agravados pelo desemprego e comportamentos marginais resultantes da grave crise económica e social. Coube à Câmara de Viana do Castelo a responsabilidade de moderar a mesa redonda em que foi analisada e debatida a resposta das cidades à crise económica global em que, além do Presidente Defensor Moura, fizeram comunicações autarcas de Inglaterra, Noruega, França, Espanha, Turquia e Polónia, lançando as linhas estratégicas da intervenção da Rede Europeia das Cidades Saudáveis e da Organização Mundial de Saúde para minorar a desigualdade entre os cidadãos.


Nas sessões paralelas foram debatidas questões sectoriais como literacia em Saúde, liderança e colaboração interinstitucional em Saúde e outros temas programados pelo responsável europeu da OMS, o grego Agis Tsouros.


O Sistema Nacional de Saúde e o ponto da situação da Gripe H1N1, foram apresentados pelo Director Geral de Saúde, Francisco George, enquanto a Ministra da Saúde, Ana Jorge, enquadrou o movimento das cidades saudáveis em Portugal, destacando o relevante protagonismo da exemplar cidade de Viana do Castelo, que se abalançou a organizar este importante Congresso e fê-lo com o maior sucesso.


As visitas turístico-culturais, organizadas pelos jovens profissionais do Posto de Turismo da Praça da Liberdade, apresentaram o centro histórico e os monumentos e equipamentos culturais mais emblemáticos de Viana do Castelo aos congressistas, que tiveram ainda oportunidade de subir a Santa Luzia, visitar a Igreja e o Claustro de S. Domingos e assistir a excelentes espectáculos proporcionados por artistas vianenses - Rita Gentil, Elsa Gomes, Olga Roriz, Escola Profissional de Música e Academia de Música, Grupos de Concertinas e de Gaiteiros, grupos etnográficos e o feirão, culminando com uma visita ao Santoínho que proporcionou um descontraído e alegre convívio aos participantes na conferência.


Na sessão de encerramento, depois da intervenção do Presidente Defensor Moura, Agis tesouros anunciou que a próxima reunião anual da OMS para a política das cidades, já ficou marcada para Junho de 2010, na cidade de Sandnes na Noruega.



            Viana do Castelo, 24 de Junho de 2009