Página Inicial > Notícias > Conferência...construção naval

Conferência defende Pensamento Estratégico para a construção naval

29 Junho 2012

ABELO36869_navalA Câmara Municipal de Viana do Castelo e a CIM Alto Minho organizaram ontem uma conferência sobre “A indústria naval 2020: potencial económico e perspectivas”, onde o tema dos Estaleiros Navais foi um dos principais temas abordados. Das conclusões, ressalta a necessidade de existir um pensamento estratégico para a construção naval.

O mote foi dado pelo Almirante Nuno Vieira Matias, ex-Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas, que defendeu este pensamento para a construção naval, sublinhando que é necessário “ser teimoso” para explorar o sector da construção naval enquanto existirem competências nacionais para o fazer.

Já José Ventura de Sousa, Secretário-geral da Associação das Indústrias Navais, Portugal deveria adoptar uma política nacional no sector, facilitando financiamentos a empresas de construção naval e criando igualmente incentivos no âmbito do QREN.

 Augusto Mateus, por seu lado, asseverou que “os ENVC são um problema nacional” mas que ainda vale a pena investir no sector, apesar da sua fragilidade enquanto projecto de engenharia e das dificuldades de financiamento, que podem ser resolvidas com capital de risco. Para o responsável, Portugal deveria posicionar-se na construção naval com uma lógica de mercado, de procura de parcerias internas e externas. “Era necessário que houvesse uma abordagem multidisciplinar e se constituísse, a nível nacional, uma task force para este sector da economia”, defendeu ainda.

No final da sessão, José Maria Costa, Presidente da Câmara de Viana do Castelo, renovou o empenho da autarquia em continuar a defender os ENVC, não só por se tratar de uma empresa importante para a cidade e para a região, mas por entender que a manutenção da construção naval em Portugal corresponde à afirmação de Portugal no mar.

 

Viana do Castelo, 29 de Junho de 2012    

 

                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo