Página Inicial > Notícias > Concursos...empreendedorismo

Concursos de apoio à juventude de Viana do Castelo atribuem 82 mil euros a 8 projetos de talento e empreendedorismo

31 Julho 2020

Os dois concursos de apoio à juventude do concelho que foram lançados pela Câmara Municipal de Viana do Castelo vão distribuir um valor global de 82 mil euros pelos oito projetos vencedores. Os resultados foram ontem aprovados, por unanimidade, na reunião ordinária de executivo.


Os concursos, lançados em fevereiro deste ano, visaram incentivar a juventude do concelho, proporcionando-lhe a oportunidade de concretizarem negócios e projetos artísticos. Ao executivo municipal, a Vereadora da Juventude, Carlota Borges, revelou que concorreram ao concurso “Viana Jovens Empreendedores” 30 pessoas e ao “Viana Jovens Com Talento” foram apresentadas 19 propostas.


O concurso Viana Jovens com Talento deliberou distribuir cerca de 42 mil euros a 5 projetos. O primeiro classificado foi o projeto Histórias Viandantes, que pretende reunir e criar pequenas narrativas ligadas à cidade de Viana do Castelo e contá-las na rua, através de ilustrações. O projeto Conviver 65+, segundo classificado, assume-se como um projeto de voluntariado e talento, promovido com o objetivo de apadrinhar idosos do concelho, proporcionando-lhes momentos de convívio.


Já o projeto Lethes em Bruto, Memorial Dançante, é um Festival de Site Specific, sendo que este projeto pretende criar um festival (o primeiro especificamente dedicado à criação em site-specific a nível nacional) com fase formativa, fase performativa e fase de convivência com os artistas, garantindo a aposta em pelo menos 10 artistas de Viana do Castelo.


O projeto João Teimoso tem como objetivo criar um jardim e um movimento que aproxima as flores e as plantas à arte e ao espaço urbano. Descrevem-no como uma força de conservação e enaltecimento dos valores paisagísticos ligados ao espaço rural numa perspetiva ético-sustentável.


Por fim, Mnemonic Pavillion visa a criação de um espaço expositivo e consequente exposição que se estabeleça como plataforma de reflexão e investigação sobre a dimensão vernacular do território do concelho.


Já o concurso Viana Jovens Empreendedores aprovou três projetos, que serão apoiados com uma verba global de 40 mil euros. O projeto SIM – Sistema Integrado Municipal apresenta-se como um sistema inteligente que agrega dados e serviços presentes no concelho. O objetivo é que se comuniquem através de um único e complexo sistema, proporcionando assim uma completa capacidade de monitorização, análise e gestão de todo o ecossistema urbano, entre saúde, cultural, social, eventos, desporto e outros.


MAI’LAND GUITARS é um projeto em que se promove uma estratégia de vendas sustentável, pretendendo comercializar guitarras elétricas e malas para instrumentos com a particularidade de os mesmos serem construídos à mão com cortiça nacional e madeira reciclada.


Por último, o projeto Mais Comunidade é um projeto caraterizado pela intervenção comunitária que garante que o isolamento social (físico) não conduz a situações de solidão e mal-estar. O objetivo é criar um espaço físico e uma unidade móvel de cuidados.


O concurso "Viana Jovens com Talento" foi lançado devido à existência de "um conjunto de jovens promissores que, por vezes, não avançam com os seus sonhos por falta de disponibilidade financeira".


Já o concurso "Viana Jovens Empreendedores" visou “fomentar a criação de novos projetos empreendedores, que podem ser projetos dirigidos à cidade e ao público em geral ou projetos que tenham como objetivo criar uma marca, uma empresa ou implementar uma ideia inovadora que esteja há muito fechada na gaveta por falta de disponibilidade financeira".