Página Inicial > Notícias > Concluída...Vila Franca

Concluída ampliação da rede de saneamento e abastecimento de água em Vila Franca

18 Junho 2013

A empreitada de ampliação da rede de saneamento e abastecimento de água de Vila Franca está concluída e entrou em funcionamento esta semana. Para assinalar este investimento, o Presidente da Câmara e o Vereador e responsável pelos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo, Vítor Lemos, estiveram naquela freguesia, onde também inauguraram o arranjo da envolvente da igreja paroquial.

Este investimento na ampliação da rede implica 14 quilómetros de rede de abastecimento de água e 13 quilómetros da rede de águas residuais, juntando-se 450 ramais de abastecimento de água e 440 ramais de águas residuais. A empreitada implicou um investimento da Autarquia e dos SMSBVC de mais de 1.1 milhões de euros para permitir o acesso quer à água quer ao saneamento, bem como da melhoria generalizada da rede viária, com mais de 50 caminhos e ruas da freguesia intervencionadas.

De sublinhar que, até ao momento, foram já investidos mais de cinco milhões de euros em diversas freguesias, nomeadamente na ampliação das redes de abastecimento de água e drenagem de águas residuais e estações elevatórias nas freguesias de Alvarães, Chafé, Vila Franca, Perre e Darque.

Em causa está a empreitada de ampliação das redes de abastecimento de água e drenagem de águas residuais e estações elevatórias de Alvarães e Chafé, no valor de cerca de dois milhões de euros; para ampliação da rede de águas e águas residuais em Vila Franca, no valor de mais de 1.1 milhões de euros; para a ampliação da rede de águas e águas residuais em Perre (terceira fase) no valor de 1.2 milhões de euros; e para a ampliação da rede de abastecimento de água e drenagem de águas residuais em Darque, no valor de 650 mil euros.

Estes investimentos pretendem seguir a estratégia de ampliação das redes de água e águas residuais com vista o cumprimentos das metas regionais, nacionais e comunitárias. Por isso, foram lançados mais concursos públicos no âmbito do Programa Operacional Região Norte ON 2 – Eixo Prioritário 3 Ciclo Urbano da Água da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo