Página Inicial > Notícias > Concerto,...Mártires

Concerto, exposição e teatro para assinalar data do falecimento do Beato Bartolomeu dos Mártires

14 Julho 2014

A Câmara Municipal e a Diocese de Viana do Castelo vão assinalar a data do falecimento do Beato Bartolomeu dos Mártires com uma exposição, um concerto, uma celebração eucarística e teatro. A iniciativa integra as Comemorações dos 500 anos do nascimento de Frei Bartolomeu dos Mártires, que está a ser assinalado com um vasto programa social, cultural e religioso.

A data – 16 de Julho – será assinalada com a abertura de uma exposição sobre a “Vida, obra e relíquias do Beato Bartolomeu dos Mártires” e com a apresentação do catálogo com textos comemorativos, às 17h00, seguindo-se um concerto pelos Vianavocale nos Claustros de S. Domingos.

A 18 de Julho, decorre uma celebração eucarística na Igreja de S. Domingos e, pelas 21h30, decorre o teatro “Quadras Bartolomeanas” pelo Centro Dramático de Viana nos claustros de S. Domingos.

De sublinhar que, até 18 de Julho do próximo ano, a diocese e a Câmara Municipal de viana do Castelo estão a promover um conjunto de iniciativas que integram um vasto programa comemorativo de Frei Bartolomeu dos Mártires, que se distinguiu pela sua relevante intervenção no Concílio de Trento onde apresentou numerosas petições e que ficou conhecido por ter participado no Concílio de Trento e pelo cariz reivindicativo e simples.

Em 23 de Fevereiro de 1582 renunciou ao Arcebispado e recolheu-se no convento dominicano da Santa Cruz, em Viana do Castelo, nascido por seu empenho (1561) para favorecer os estudos eclesiásticos e a pregação. Morreu no convento a 16 de Julho de 1590, reconhecido e aclamado pelo povo como o Arcebispo Santo, pai dos pobres e dos enfermos.

O seu túmulo situado no altar da Igreja de S. Domingos é, por isso, ainda hoje venerado, tendo o Papa João Paulo II reconhecido em 7 de Julho de 2001 o milagre proposto para a beatificação, celebrada a 4 de Novembro desse ano, no dia litúrgico de S. Carlos Borromeu, com quem trabalhou arduamente na prossecução dos objetivos do Concilio de Trento.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo