Página Inicial > Notícias > Comunicado...do Castelo

Comunicado - Comissão Municipal da Proteção Civil de Viana do Castelo

09 Abril 2020

A Comissão Municipal da Proteção Civil de Viana do Castelo, no âmbito do Despacho nº 4097-B/2020 reuniu, hoje de tarde, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana Castelo, da Vereadora da Coesão Social, do Comandante Operacional Distrital da Proteção Civil, da Autoridade de Saúde de Viana do Castelo, da Diretora Distrital da Segurança Social, do Presidente da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, estando também presente a Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo.


A ordem de trabalhos incidiu sobre os últimos dados dos registos COVID 19 no concelho e na região, a análise da situação das Instituições de acolhimento de idosos, a avaliação dos recursos humanos e equipamentos de retaguarda e respetivos planos de contingência.


Foram analisadas as situações das Instituições de acolhimento de idosos de Viana do Castelo que tiveram ocorrências Covid19, nomeadamente o Centro Social de Promoção Cultural de Darque e o Lar de Santiago da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo.


Analisou-se com maior detalhe a situação do Lar de Santiago, pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo, que acolhe 53 idosos e onde foram detetados dois casos positivos, do qual temos a lamentar um óbito.


A Autoridade de Saúde, em articulação com a direção do Lar e da Segurança Social, já efetuou o rastreio de todos os utentes da instituição e dos respetivos funcionários e colaboradores, tendo também sido tomadas internamente as medidas de confinamento e de prevenção adequadas.


Face à dificuldade dos recursos humanos no âmbito dos serviços de apoio da instituição, foi ativado o protocolo da bolsa de recursos humanos, estando em fase de admissão voluntários para suprir as necessidades atuais e a instituição está também a realocar recursos de outras valências para a unidade do Lar de Santiago.


O Município de Viana do Castelo, a partir de hoje, vai fornecer as refeições a esta Instituição durante o período em que existirem dificuldades dos recursos humanos do Lar de Santiago.


A Direção da Segurança Social de Viana do Castelo vai também fornecer equipamentos de proteção individual ao Lar de Santiago, medida que vai ser ampliada a outras instituições de acolhimento residencial de idosos.

Viana do Castelo, 9 de Abril de 2020