Página Inicial > Notícias > Comissão...Floresta reuniu

Comissão Municipal de Defesa da Floresta reuniu

27 Setembro 2011

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta reuniu ontem na Câmara Municipal para fazer um ponto de situação sobre os incêndios florestais e avaliar o Plano Específico de Intervenção Florestal da recentemente criada Zona de Intervenção Florestal da Serra de Santa Luzia.

Assim, e durante a época de incêndios, foram registados 168 reacendimentos, 348 fogachos, 55 incêndios florestais e 61 incêndios agrícolas nas freguesias do concelho de Viana do Castelo, sendo que a Serra de Santa Luzia foi patrulhada por militares de 09 de Agosto a 09 de Setembro, e, entre 19 e 21 de Agosto, sido alargada com uma patrulha e um pelotão em Santa Luzia e um pelotão no Monte Galeão.

Na mesma Comissão, foi avaliado e aprovado o Plano Específico de Intervenção Florestal da ZIF da Serra de Santa Luzia, que descreve as zonas e as acções de controlo de pragas, doenças, invasores e incêndios, mas que impõe igualmente os princípios orientadores da ZIF para os próximos anos.

Recorde-se, a propósito, que a ZIF da Serra de Santa Luzia foi criada em Agosto pela Autoridade Florestal Nacional (AFN), numa iniciativa de produtores e proprietários florestais e abrangendo os concelhos de Viana do Castelo e Caminha.  A ZIF de da Serra de Santa Luzia tem uma área de 11366 hectares, englobando prédios rústicos das freguesias de Afife, Âncora, Areosa, Cardielos, Carreço, Freixieiro de Soutelo, Meadela, Monserrate, Outeiro, Perre, Santa Maria Maior, Santa Marta de Portuzelo e Serreleis, dos municípios de Viana do Castelo e Caminha. A gestão é assegurada pela Associação Florestal do Lima, entidade sem fins lucrativos de proprietários e produtores florestais locais.

Viana do Castelo, 27 de Setembro de 2011

                           Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo