Página Inicial > Notícias > Comissão...incêndios

Comissão Municipal de Defesa da Floresta define novas propostas de prevenção a incêndios

29 Novembro 2010

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta de Viana do Castelo reuniu hoje na Câmara Municipal para fazer um balanço dos incêndios de 2010 e preparar o próximo ano. Em cima da mesa estiveram também novas propostas para prevenção de incêndios, a competente participação das freguesias e uma candidatura para a criação de medidas de estabilização de emergência para a Serra d’Arga.

A Comissão, depois de analisar todos os dados disponíveis, considerou que o facto de o ano ter sido extremamente quente e seco contribuiu para o aumento do número de ocorrências e para a sua simultaneidade, sendo que o conhecimento do território, a boa colaboração e cooperação entre Bombeiros, Juntas de Freguesia e Exército foram fundamentais para que a situação fosse controlada atempadamente.

Na reunião, foi sobretudo realçada a participação das juntas de freguesia no combate aos incêndios, nomeadamente pela participação massiva das Juntas de Freguesia nas situações mais problemáticas.

Foram também definidas novas propostas de prevenção a incêndios para 2011, nomeadamente no que toca às prioridades para as áreas não ardidas (Santa Luzia e Litoral Norte – Monte galeão), a beneficiação da rede viária na parte norte do concelho, a promoção de acções de sensibilização junto dos madeireiros, a realização de queimadas ou a substituição por espécies diferentes junto dos aglomerados habitacionais.

A Comissão Municipal abordou também uma candidatura de Viana do Castelo para criar medidas de estabilização de emergência para a Serra d’Arga e a compensação das necessidades de alimentação do pastoreio nas zonas ardidas, nomeadamente Montaria e Vila Mou.

 

Viana do Castelo, 29 de Novembro de 2010      

                                 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo